Limpeza de fossa séptica: porque é tão importante e como deve fazer

Limpeza de fossa séptica: porque é tão importante?

As fossas sépticas são muito importantes para casas localizadas em  zonas rurais principalmente casas com pequenos terrenos e outras propriedades agrícolas. Por essa razão a limpeza de fossa séptica é assim fundamental e imprescindível.

Estas propriedades rústicas como estão localizadas em localidades muitas vezes isoladas faz que não estejam muitas vezes conectadas à rede de saneamento de esgotos do município a que pertencem.

Este tipo de fossas sépticas fazem o tratamento da água vinda das sanitas,  pias e ralos tendo como principal objectivo que ela seja devolvida mais limpa e com menos resíduos e dessa forma causa menos impactos no meio ambiente.

Muitas vezes, verifica-se que as  fossas sépticas são alvo de entupimentos e obstruções, o que causa problemas desagradáveis e compromete o bom funcionamento do seu lar.

Sabe como fazer a limpeza de fossa séptica?

Sabe porque é tão importante executar este processo regularmente?  Este artigo vai tirar muitas das suas dúvidas relativamente a este processo.

limpeza da fossa séptica

Fonte da imagem: Mercado Livre

Limpeza de fossa séptica: porque é tão importante?

A limpeza de fossa séptica é fundamental para o seu bom funcionamento.

A falta de cuidado  pode provocar  diversos problemas, decorrentes principalmente da acumulação de lodo e outro tipo de resíduos. O excesso desse material anteriormente enunciado pode fazer com que os resíduos e lodo presentes no interior da  fossa transbordem.

Caso isso aconteça ocorrerá  a exalação de  maus odores o que pode originar mais facilmente o aparecimento de pragas como roedores.

Para além do mais, devido a uma limpeza insuficiente,  as fossas sépticas podem apresentar  outros problemas  e pode mesmo ser necessário proceder a uma reparação.

Dessa forma, este tipo de problemas poderão trazer custos elevados ao proprietário da fossa séptica.

limpeza de fossa séptica

Fonte da imagem: SOS Multiassistência

Limpeza de fossa séptica: com que periodicidade?

 Esta é talvez das dúvidas mais comuns.

Infelizmente, não há uma resposta 100% precisa para esta questão e vai depender de cada caso.

No entanto, recomenda-se que a limpeza de fossa séptica deva ser feita pelo menos uma vez por ano.

No entanto, é importante que tenha em atenção que cada caso é um caso. Deve ter em atenção o número de pessoas que vivem na sua casa bem como o volume de água utilizado.

Se por acaso tiver um agregado familiar numeroso, a limpeza de fossa séptica deve ter um maior periodicidade.

limpeza de fossa

Fonte da imagem: SuperBAC

Limpeza de fossa séptica: como é feita?

A limpeza de fossa séptica é realizada com a intenção de remover a maior parte do lodo e restantes resíduos que se encontram no fundo da fossa.

Para realizar este procedimento, deve ter em atenção os seguintes passos:

  1.  Deve tirar a tampa da fossa e deixar que esta fique destampada durante alguns minutos. Dessa forma, os gases produzidos no seu interior são mais facilmente libertados. Uma vez que este tipo de gases estão retidos durante muito tempo no seu interior, podem ser perigosos e acarretar riscos na saúde da população na zona envolvente
  2. O material que se encontra dentro  da fossa séptica é “sugado” com uma mangueira. Na maior parte das vezes, este tipo de substâncias  que se encontram no seu interior são encaminhadas para um camião que faz o transporte para o local mais apropriado para o efeito. Posteriormente nesse local, é feito o tratamento do lodo e outros resíduos contidos na fossa séptica. DICA: Não retire todo o lodo da fossa (deixe 10%) para garantir que o tratamento do esgoto continue após a limpeza de fossa séptica como habitual.
  3. Em vários casos, quando se tira a tampa da fossa séptica verifica-se que muitas vezes o lodo que lá se encontra está duro e bastante sólido. Nestes casos é necessário diluir colocando água e proceder à mistura com o auxílio de um agitador ou qualquer auxiliador semelhante. É também importante referir que esta limpeza deve ser feita em dias em que a fossa não receba esgoto para facilitar todo o processo.

Uma vez que todo o processo de limpeza de fossa séptica é moroso e com algum grau de dificuldade, recomendo que todo este procedimento seja feito por um empresa especializada para o efeito para a realização deste tipo de operações.

limpeza de fossa

Fonte da imagem: Higitec

E se eu não fizer a limpeza de fossa séptica, o que acontece?

Aconselho a que não teste não fazer este procedimento.

Não realizar a limpeza de fossa séptica faz com que ela atinja a sua capacidade máxima e transborde.

Escusado será dizer que, caso esta situação se verifique, irá sentir um odor nauseabundo e insuportável, para além de que está a impulsionar o aparecimento de pragas e por em causa a saúde pública das pessoas que vivem ao seu redor.

Mas  as más notícias não ficam por aqui.

Caso não proceda à limpeza de fossa séptica, pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, que são na maior parte dos casos usados como fonte de água potável.

Dessa forma, também a água que bebe será vector de doenças e outras problemas relacionados com a saúde pública.

Mas não acaba aqui.

limpeza de fossa séptica

Fonte da imagem: desentupidoragalvao.com.br

Não realizar a limpeza de fossa séptica vai como é óbvio, encher a fossa e os dejectos, lodo e outras substâncias imundas vão acabar por regressar novamente à sua tubagem da sua habitação.

Muito desagradável não acha?

A limpeza da fossa séptica deve ser de carácter PREVENTIVO e OBRIGATÓRIO!

Tal como referi ao longo deste artigo, as consequências da não execução desta tarefa são de âmbito ambiental, de saúde e claro financeiros.

Uma vez que, caso não proceda regularmente à limpeza de fossa séptica como aconselhei, as consequências serão muito desagradáveis.

Quer correr esse risco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *