“No Meu Quintal” é um projeto de ciência cidadã que quer conhecer o que se passa pelos quintais dos portugueses. Estamos preocupados em tornar o quintal num espaço mais verde e ecológico. Para tal, pedimos a ajuda de quem cuida e trata— ou melhor, de quem o habita. Somos um projeto da Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Esposende. Desde Fevereiro que estamos a conhecer o que acontece pelos quintais em nosso redor. Queremos recolher hábitos, rotinas, práticas sustentáveis e ecológicas, bem como perceber o uso real de pesticidas e fertilizantes no quotidiano desses quintais (o que se usa, quanto se usa e em quê). Interessa-nos o contributo de qualquer pessoa que tenha um quintal com jardim e/ou uma horta para consumo doméstico.

Todo o trabalho pretende ser feito a par com quem nele queira participar. O projeto vai acontecer em três fases.

A primeira será a de recolha de informação online com uma série de perguntas chave para aquilo que pretendemos saber. Quanto maior o número de participantes, maior a qualidade dos dados recolhidos.

Na segunda fase, iremos visitar alguns dos quintais inscritos e realizar um documentário que pretende abordar a relação entre as pessoas e este espaço. Numa altura em que nos é pedido a todos para ficarmos em casa, o quintal, mais do que nunca, ganha especial importância. Ainda nesta fase, organizaremos ações de sensibilização e partilha de informação sobre a temática para todos os interessados. Claro que isto só acontecerá quando for seguro voltarmos a ter contacto direto uns com os outros.

Por fim, na terceira e última fase, será desenvolvido e publicado um Manual de Práticas Sustentáveis. Este Manual estará disponível para orientar e ajudar quem quiser a tornar o seu quintal mais “verde” e ecológico. As práticas serão recolhidas ao longo de todo o projeto, com os diferentes contributos dos participantes. Vamos também apresentar e divulgar o documentário e partilhar toda a informação que veio a ser compilada ao longo dos meses. Somos um projeto de ciência aberta, pelo que a partilha dos dados recolhidos está assente desde o princípio. “No Meu Quintal” recebeu financiamento da União Europeia, através do programa Horizon 2020 research and innovation, apoiado através do projeto Europeu de ciência cidadã ACTION.

PARTICIPA NO INQUÉRITO: www.rioneiva.com/nomeuquintal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here