Quinta-feira, Maio 23, 2024

Principais problemas nos morangueiros: quais são e como resolver

Os morangos são, sem dúvida, uma das frutas mais adoradas, apreciadas pela sua cor vibrante, sabor delicioso e versatilidade nos pratos culinários. Seja consumido em fresco, em sobremesas ou batidos, os morangos reúnem as preferências de muitos horticultores e marcam presença em muitos espaços de cultivo. No entanto, como qualquer cultura, estão sujeitos a vários problemas que podem prejudicar o seu crescimento e produtividade. Neste artigo, vamos explorar alguns problemas nos morangueiros mais comuns que atacam as plantas, bem como dicas úteis para minimizar e/ou resolver.

Porque surgem problemas nos morangueiros?

Os problemas nas plantas de morangueiro podem surgir devido a uma série de fatores, incluindo condições climáticas adversas, ataques de pragas e doenças, solo inadequado, práticas de cultivo deficientes e variedades suscetíveis. Temperaturas extremas, pragas como afídeos e ácaros, e doenças fúngicas como o oídio são alguns dos principais desafios enfrentados pelos agricultores que podem manifestar-se em problemas nos morangueiros. Além disso, o solo pobre em nutrientes, espaçamento incorreto entre plantas e falta de poda podem agravar os problemas. A compreensão dessas causas e a implementação de práticas de cultivo adequadas são essenciais para minimizar os riscos e garantir a saúde e produtividade das plantas de morangueiro. Abaixo, partilho consigo com mais detalhe os problemas nos morangueiros mais frequentes e como evitar que estes apareçam.

Principais problemas nos morangueiros

1- A existência de flores mas não de frutos

Quando o verão chega, grande parte dos morangos estão em plena floração e podem ser por isso contempladas as suas flores brancas características. No entanto, podemos nos defrontar com um problema: a presença das flores, mas a ausência dos frutos. Isto pode indicar uma questão crucial: a falta de polinização adequada.

Os morangos dependem da colaboração de insetos como abelhas para transformar as suas flores em frutos deliciosos. Embora as flores tenham a capacidade de se auto-polinizar, ainda precisam de ajuda para transportar o pólen entre elas. Se o seu jardim/horta não estiver a atrair polinizadores suficientes, pode plantar flores que os atraiam, como, por exemplo, facélias, cravos, endro ou calêndulas. Se isto não resultar, existe sempre a opção de fazer a polinização manual, um processo demorado, mas gratificante e eficaz se bem feito.

polinização morangueiros
Polinização no morango. Fonte da imagem: https://abelha.org.br/hortifrutis-da-estacao-morango/

2- Geadas tardias

Condições de baixas temperatura e aparecimento de geadas tardias na Primavera quando estão a surgir primeiras flores/entrada na floração podem acabar por destruir as flores já abertas, resultando na ausência de frutos. Da mesma forma, temperaturas excessivamente altas podem reduzir a produção de morangos. Os morangueiros desenvolvem melhor em temperaturas amenas durante a fase de frutificação pelo que, em caso de se prever o aparecimento de condições climáticas extremas deve tomar medidas para proteger as suas plantas. No caso de temperaturas demasiado baixas, mantas térmicas e aplicação de mulching no solo podem ajudar muito.

problemas nos morangueiros geadas
Efeitos das geadas nas plantas dos morangueiros. Fonte da imagem: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2021/07/22/geada-volta-a-prejudicar-plantacoes-de-morango-em-jarinu.ghtml

3- Solo pobre

Quando os morangueiros são cultivados em solo com caracteristicas inadequadas para os morangueiros como por exemplo solo pesado, compactado ou argiloso, os morangueiros podem entrar em condições de stress e ter a sua frutificação prejudicada. Devido às suas raízes, precisam de um solo com uma boa drenagem e matéria orgânica suficiente para se estabelecerem e sustentarem a produção de frutos durante a época de produção.

Caso não esteja a dar ao seu solo os cuidados que necessita, deve tratar de fazê-lo. Uma boa preparação do solo, fertilização extra e garantir que o solo está solto o suficiente para que as raízes dos morangueiros se possam desenvolver adequadamente pode já ajudar bastante. A utilização de composto orgânico pode já ser o suficiente para dar aos seus morangueiros o boost que necessitam.

4-Idade das plantas

A idade dos morangueiros pode ser um problema  para garantir plantas produtivas, uma vez que interfere na sua produção. No caso de plantas de morangueiros jovens (com menos de um ano) pode resultar na produção de morangos pequenos (especialmente aquelas variedades que entram em floração no verão). Certamente que já ouviu recomendar-se remover as flores dessas variedades no primeiro ano. Isto acontece para permitir que se consiga concentrar a energia da planta na produção de raízes e, depois, produzir frutos maiores no ano seguinte.

Por outro lado, plantas de morangueiro mais antigas (com 3 anos ou mais) podem precisar de serem renovadas para continuarem a produzir frutos grandes.  Na maior parte dos casos, os jardineiros preferem cultivar morangueiros como plantas anuais ou bianuais para mantê-los vigorosos e produtivos.

Portanto, se os seus morangueiros forem muito jovens pode ser necessário apenas ter paciência que não tarda apresentarão uma produção substancial. Se forem muito velhas, considere renovar os seus canteiros com outras plantas de variedades caracterizadas por apresentarem frutos maiores.

5- Frutos deformados

Embora alguns morangos possam apresentar algumas imperfeições, a colheita destes frutos deve ter a aparência de um morango comum. Mas caso perceba que os morangos estão achatados, irregulares, enrugados ou com uma forma estranha, pode acontecer devido a várias razões.

Problemas nos morangueiro como má polinização, danos causados por pragas ou doenças, deficiências nutricionais, stress hídrico ou danos físicos durante o crescimento. É importante identificar a causa subjacente para tomar as medidas corretivas adequadas e garantir uma colheita saudável e de qualidade.

morangos deformados problemas nos morangueiros
Fonte da imagem: Embrapa. Disponível em: https://www.cnpuv.embrapa.br/uzum/morango/deformacao.html

5.1-Uma das causas: a polinização

Morangos deformados são um sinal comum de problemas de polinização, especialmente quando há pouca atividade de abelhas ou vento. Isso pode ocorrer no início da temporada, quando o clima está muito frio ou chuvoso para as abelhas saírem. Para evitar frutos deformados, é crucial garantir uma polinização uniforme e completa de cada flor. Atraia o máximo de polinizadores possível para o seu canteiro de morangos, e plante plantas que atraiam estes insetos ajudar nesse processo. Se necessário, pode até polinizar manualmente com um pincel.

5.2- Deficiências nutricionais

Os morangos têm uma grande necessidade de nutrientes em geral, mas existem  dois nutrientes em específico que estão ligados à formação de frutos deformados: o boro (que é propenso a se lixiviar no solo) e o cálcio

Caso suspeite de uma deficiência de algum destes nutrientes, pulverize os seus morangueiros uma solução de bórax, também conhecido como borato de sódio, que pode ser encontrado no mercado sob diferentes graus de hidratação. Também pode adicionar uma pequena quantidade de gesso ou cascas de ovo esmagadas para resolver problemas de cálcio.

5.3- Geadas tardias

As geadas tardias da primavera são realmente problemáticas porque podem causar frutos com partes escurecidas ou deformadas. Caso a sua seja propensa a este tipo de problemas climáticos, use coberturas das plantas e do solo para isolar as suas plantas das baixas temperaturas especialmente durante a fase da floração. Garanta apenas que tira as coberturas durante o dia para garantir que as abelhas possam chegar às flores e polinizá-las.

6- Buracos nos morangos

Dependendo do formato e tamanho dos buracos nos seus morangos, é possível determinar o que se está a alimentar dos seus morangos.

Os buracos redondos e uniformes podem ser indicativos de danos causados por caracóis ou lesmas, enquanto buracos irregulares e rasgados podem ser causados por pássaros, como o melro ou o estorninho.

Além disso, se observar pequenos orifícios agrupados, pode ser um sinal de atividade de insetos, como ácaros ou besouros. Para proteger os seus morangos de predadores, pode cobrir as plantas com redes de proteção ou utilizar repelentes naturais, como cascas de ovos esmagadas, para afastar caracóis e lesmas.

Buracos nos morangos causados por lesmas e caracóis. Fonte da imagem: Dreamstime

7- Morangos com mofo ou podres

Além das questões relacionadas com a aparência dos frutos, é importante estar atento à presença de morangos com sinais de mofo ou podridão, pois  pode indicar deterioração ou infestação por fungos. O aparecimento de mofo ou bolor nos morangos pode dever-se a diversos fatores, como excesso de humidade, falta de ventilação adequada e danos físicos durante o manuseamento ou armazenamento.

Se detetar morangos mofados ou podres no seu canteiro, é crucial removê-los imediatamente para evitar a propagação da contaminação para os frutos saudáveis. Além disso, certifique-se de proporcionar uma boa circulação de ar ao redor das plantas e evite regar as folhas diretamente, para reduzir a humidade e minimizar o risco de desenvolvimento de mofo.

Para prevenir a deterioração dos morangos após a colheita, armazene-os num local fresco e seco, preferencialmente numa única camada para evitar o esmagamento dos frutos. Verifique regularmente os morangos armazenados e elimine qualquer fruto que apresente sinais de mofo ou podridão. Ao tomar estas medidas preventivas, poderá desfrutar de morangos frescos e saudáveis por mais tempo.

mofo morangos
Botrytis

8- Folhas vermelhas das plantas de morangueiro

O aparecimento de folhas vermelhas nos morangueiros pode ser causado por uma série de fatores.

Períodos repentinos de descidas abruptas de temperatura podem fazer com que as folhas fiquem subitamente vermelhas e morram. Enquanto folhas de tom castanho-avermelhado no outono e inverno são bastante normais, frentes frias inesperadas podem fazê-las mudar prematuramente sua pigmentação.

Além disso, deficiências nutricionais também podem ser uma das causas para estas mudanças de cor nas folhas. Se o avermelhamento das folhas estiver concentrado nas margens da folha de morango, pode haver deficiência de fósforo. Por outro lado, morangos com folhas amareladas que viram vermelhas podem ter deficiência de azoto.

Doenças foliares são outras possíveis causas. Além disso, o pH do solo também desempenha um papel importante. Embora os morangos prefiram um solo ligeiramente ácido, se o pH estiver errado, as plantas podem começar a avermelhar as suas folhas.

Portanto, ao observar folhas vermelhas nassuas plantas de morango, é importante considerar esses diversos fatores para identificar a causa e tomar as medidas adequadas para corrigir o problema.

Folha vermelha do morangueiro. Fonte: Dreamstime

9-Folhas amarelas

Folhas caídas com uma tonalidade amarela não são um bom sinal para os morangueiros. Geralmente, isto está relacionado com o excesso de água, o que causa stress hídrico. Embora os morangueiros gostem de humidade constante, é importante evitar que fiquem encharcados de água.As folhas começam a ficar amareladas ou pálidas, e os caules ficam flácidos. Estes sintomas são visíveis tanto nas folhas mais antigas como nas mais novas.

Um solo com má drenagem pode prejudicar os morangueiros uma vez que as raízes ficam sufocadas pela falta de circulação de ar. Como consequência, não conseguem transportar a água de forma eficiente no sentido ascendente. Mesmo com excesso de água acumulada na base, as plantas podem parecer murchas ou caídas. A solução passa por reduzir a rega. Se chover muito, é aconselhável “descompatar” ligeiramente o solo ao redor das plantas para aumentar a circulação de ar. Também é útil cobrir o solo com composto.

Para quem cultiva morangueiros em vasos, é importante garantir que existam muitos furos de drenagem e evitar regar em excesso. Deve-se aguardar até que o solo esteja moderadamente seco antes de regar novamente. Sempre verifique a humidade do solo antes de regar, e se o solo estiver seco ao toque, é hora de regar.

problemas nos morangueiros folhas amarelas
Folhas amarelas nos morangueiros

10-Folhas castanhas

As folhas castanhas são outro sinal de que os seus morangueiros estão sob stress. Embora seja normal ter algumas folhas antigas mortas na base da planta, uma grande quantidade de folhas castanha pode indicar:
  • Rega excessiva: Um excesso de humidade pode obstruir a zona radicular do morangueiro. As folhas tendem a passar de amarelas a castanhas se as condições encharcadas persistirem.
  • Folhas queimadas: Se ocorrer muita chuva antes de um dia ensolarado, a refração da luz na superfície do morango pode queimar as folhas e torná-las castanhas. O mesmo pode acontecer se regar por cima (regue sempre pela base).
  • Danos causados pelo gelo: Folhas castanhas e crocantes são outro indicador de lesões pelo frio ou geada. O escurecimento pode primeiro afetar as margens e causar enrolamento ou queda. Não é motivo de preocupação se a planta estiver prestes a entrar em dormência de inverno. Mas na primavera, pode ser necessário isolar a cultura para protegê-la do frio inesperado.

A solução é simples: remova as folhas castanhas para promover um novo crescimento. Os morangueiros regeneram-se rapidamente e, desde que as plantas não estejam totalmente sem folhas, podem crescer novas folhas rapidamente. O melhor é remover as folhas antigas, corrigir quaisquer problemas de rega ou drenagem e fornecer às plantas um impulso de nutrição recorrenda a algum adubo orgânico como algas ou farinha de peixe para incentivar um novo crescimento.

 11- Excesso de folhas e estolhos

Podar morangueiros é recomendado para manter o vigor e a limpeza da plantação. Plantas podadas resultam ainda em menos problemas de doenças  nos morangueiros porque há mais circulação de ar entre as plantas.

Identifique os estolhos  pelas suas longas hastes sem folhas que se estendem a partir da coroa. Os estolhos irão “rebentar” dos lados e começar a crescer novos botões no final para estabelecer uma nova planta. Cortar estes estolhos garantirá que as suas plantas de morango direcionem a sua energia para a floração e frutificação, em vez de crescerem novas plantas. Use tesouras de poda ou as mãos para remover os estolhos pela base.

Também costuma ter algum destes problemas nos morangueiros?
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos