Saiba como pode ter sucesso no sector agrícola

As pessoas bem sucedidas no sector agrícola trabalham e funcionam de maneira diferente, pensam de forma distinta. Confira 5 hábitos  que elas fazem e porque esses hábitos contribuem para o seu sucesso profissional

1-“Arregaçar” as mangas

 Você nunca será um grande empreendedor se não aplicar em tudo o que faz esforço e trabalho redobrado.

Basta olhar para todas as pessoas bem sucedidas que conhece e concluirá que estas dedicaram milhares de horas de esforço e trabalho para chegarem ao sucesso que agora todos os outros invejam. E mais importante do que o esforço aplicado em tudo o que fazemos é ter a consciência que o sucesso neste sector não aparece da noite para o dia.

2- Trabalhe mais horas do que é suposto!

Espero que não tenha ficado desanimado(a) mas, a grande parte dos empreendedores bem sucedidos na agricultura trabalha muito mais horas do que a média dos trabalhadores comuns. Se  quer realmente ser o melhor naquilo que faz tem de trabalhar o que os outros não trabalham.

3- Defina bem os seus objectivos

O sucesso é na maioria dos casos definido por objectivos comuns. É importante que decida em que área de negócio ou especificidade quer se distinguir: ter os produtos com maior qualidade, ser o mais rápido a atender às necessidades dos clientes, ter os preços mais acessíveis, ser o maior produtor… Aponte sempre para o seu objectivo final, aquele que sonha atingir. Decida qual será a sua meta, esse será o seu objetivo. Depois desta fase, é importante que estabeleça o caminho que vai percorrer até chegar ao seu objectivo final. Não tenha pressa até porque ela é inimiga da perfeição.

4- Nunca seja orgulhoso

Nunca seja orgulhoso demais para admitir os erros que cometeu ou para dizer que está arrependido de algo que tenha feito.  Nunca seja orgulhoso demais para falhar e recomeçar de novo se for preciso. Nunca seja orgulhoso para  tentar novamente.

5- Saiba ser vendedor

Todos os empreendedores de sucesso  no sector agrícola colocam a capacidade de vender como fator crucial para o negócio dar certo e assim conseguirem mostrar as mais valias do seu negócio.

É importante que tenha em mente que vender não é pressionar ou manipular as pessoas para conseguir chegar a onde quer. Vender  deve ser um processo em que deve  explicar a lógica e os benefícios de uma decisão ou posição e convencer as pessoas a trabalharem consigo porque o seu projeto vale a pena.

6- Aposte em formação sobre “Gestão da empresa agrícola”

Sim, é verdade. Estudar sobre os assuntos relacionados à sua empresa nunca é demais até porque é tempo que se rentabiliza mais tarde na otimização de processos da sua exploração.

Ter noções sobre gestão da empresa agrícola é fundamental para que consiga saber planear todas as tarefas e operações inerentes ao funcionamento da sua exploração.

Alguns conhecimentos sobre gestão agrícola que acho fundamentais:

  • Compreender determinados conceitos de gestão agrícola; 
  • Reconhecer uma empresa agrícola; 
  • Identificar os fatores de produção que lhe estejam associados;
  • Entender alguns instrumentos de planeamento e controlo.
  • Identificar tipos de custos; 
  • entre outros

O meu conselho é que aposte numa formação básica sobre “Gestão da empresa agrícola” que pode em muitos casos, obtê-la online e que não lhe “roubará” mais do que 50h (1 mês e meio de duração).

No meu caso, concluí há pouco tempo a formação de “Gestão da Empresa Agrícola” da entidade formadora Training House  e adorei!

Gostei sobretudo da forma como a formadora nos passou os conhecimentos: de forma concisa e prática. As atividades práticas no final de cada módulo foram, na minha opinião, muito bem pensadas  e conseguidas também.

Se pretendem apostar em conhecimento na área da gestão agrícola, podem inscrever-se neste curso que eu fiz em : https://traininghouse.pt/cursos/gestao-da-empresa-agricola-ufcd-2889/

Aproveite que a formação está com desconto 🙂

E vocês? Qual a vossa opinião sobre os hábitos que um profissional do setor agrícola deve ter para ser bem sucedido?

Contem-me tudo nos comentários.

 

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Ser resiliente. A agricultura nao e’ uma industria onde tudo corre como planeado. O clima cada vêz mais e’ um factor de destabilizacao. E devemos estar preparados para enfrentar catastrofes climaticas de Proporções Biblicas.
    Também uma caracteristica que ja lhe vi referida noutro artigo, a capacidade de fazer um pouco de tudo, pois a mao de obra especialisada além de cara nem sempre esta disponível. Por exemplo ser capaz de fazer reparacoes nos tractores, ou saber fazer reparacoes nas instalacoes electricas da exploração.

    • Bom Dia Pedro Rodrigues, tem toda a razão! Existem muitos hábitos que os profissionais deste sector devem adotar caso queiram ser bem sucedidos! Uma delas é sem dúvida ser multifacetado 🙂 É uma grande vantagem… Continue desse lado 🙂

    • Obrigada Filipa!
      Fico mesmo contente quando leio comentários incentivadores como o seu! Só me resta agradecer e continuar a fazer o melhor que sei 🙂
      Continue desse lado!
      Cumps,
      A Cientista Agrícola

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here