Qual o tipo de plantas que se adequam mais às características do seu jardim?
Os especialistas em jardinagem dividem as plantas em categorias consoante a sua morfologia e a utilização que podem ter no jardim. É importante que escolha o tipo de plantas que se adequam melhor ao clima da sua região sem esquecer a forma e o tamanho que deseja que elas apresentem.
1-Fetos
Os fetos caracterizam-se por serem plantas caducifólias ou perenes que não desenvolvem flor. A maioria destas plantas prefere locais com sombra onde a sua folhagem exuberante oferece uma paisagem muito bonita.
Fonte da imagem:Plantas
2- Tipos de plantas no jardim: Árvores, arbustos e trepadeiras
Estas plantas caracterizam-se por terem um ciclo de vida longo e darem estrutura ao seu jardim.Existem em várias formas e dimensões e caracterizam-se por poderem ter: casca, flores, folhas e/ou frutos.
Árvores
As árvores tem um tronco lenhoso e uma copa ramificada. Deve ter a atenção que as árvores grandes não são adequadas para jardins de menores dimensões. As árvores de grandes dimensões podem “ensombrar” as restantes plantas. Deve informar-se da altura que as árvores podem atingir antes de as comprar!
Fonte da imagem: staclara – WordPress.com
Arbustos
Os arbustos também são plantas lenhosas, no entanto, os seus ramos crescem ao nível do solo. Existem arbustos de quase todas as formas e dimensões e podem ser guiados para cobrir um muro.
Fonte da imagem:Jardinagem e Paisagismo
Trepadeiras
As trepadeiras podem ser lenhosas ou hérbaceas e caracterizam-se para trepar por cima das plantas ou outro tipo de objectos ao redor com o principal objectivo de busca de luz. Aproveite para utilizar as trepadeiras para esconder um recanto mais feio do seu jardim ou então para dar um pouco mais de vida a paredes e muros em más condições.
Fonte da imagem:Westwing
3-Tipo de plantas no jardim: Flores
Embora vários arbustos, árvores e trepadeiras também dêem flor, os jardineiros usam o termo “flores” para descrever as plantas herbáceas (não lenhosas) que se revelam a componente principal de cor de um jardim. As plantas com flor dividem-se em grupos, de acordo com o modo como se desenvolvem, que é o principal factor que deve ter em conta quando decide onde quer plantá-las.
Herbáceas perenes
Este tipo de plantas duram algum tempo e geralmente dão flor todos os anos, com a execpção do primeiro anos logo após a sementeira. Em muitas plantas herbáceas perenes mas não em todas, a parte aérea da planta morre no Inverno e volta a florir na Primavera.
Fonte da imagem:En el jardin
Flores bienais
Este tipo de plantas produzem apenas folhagem no primeiro ano, enquanto acumulam a energia necessária para terem florações espectaculares no ano seguinte, após o frio do Inverno. Dão flor cedo.
Fonte da imagem:Plantas
Plantas bulbosas
As plantas bulbosas armazenam alimentos e dão flor após o seu período de dormência. Bolbos como por exemplo os narcisos florescem,reabastecem as suas reservas e perdem a parte aérea para sobreviverem a condições adversas.
Fonte de imagem: Decoración y jardines
Gramíneas
São plantas anuais ou perenes com folhas rijas e estreitas que crescem directamente na base, dai poderem ser cortadas ou servir de pasto para os animais. As plantas ornamentais são cada vez mais populares em borbaduras.
Fonte da imagem:Filtros NOSK
Plantas anuais
Estas plantas completam o seu ciclo de vida em menos de um ano,por isso sobrevivem a Invernos frios ou Verões secos, já na forma de semente.Dão efeitos coloridos e pouco prolongados.
Fonte da imagem: Wikimedia Commons