InícioArtigosUvas Dona Uva crescem ao ar livre e de forma tradicional

Uvas Dona Uva crescem ao ar livre e de forma tradicional

-

Chegou a época da uva de mesa!

As primeiras uvas Dona Uva já estão a chegar aos consumidores.

Cadafais, 26 de julho de 2021 – As primeiras uvas Dona Uva já estão a começar a ser colhidas nas regiões do Oeste e do Ribatejo e, em breve, vão chegar à mesa dos portugueses. A Frutalmente, Organização de Produtores que detém a marca Dona Uva, estima uma produção de três milhões de quilos de uva, em linha com o ano passado.

“Esta é a altura mais importante do ano e para a qual trabalhamos diariamente no campo, com dedicação e cuidado. A amostra que temos dá-nos boas expetativas para a colheita, que deverá ficar em linha com o ano passado. A uva está bonita e prevemos uma boa produção, em qualidade e sabor”, diz Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente.

A Frutalmente tem cerca de 200 hectares de uvas de mesa e, entre julho e novembro, produz sete variedades: Cardinal, Red Globe, Rosadas sem grainha, Michele Palieri, Brancas sem grainha, Vitoria e Dona Maria. 

A uvas Dona Uva seguem o modo de Produção Integrada e crescem ao ar livre de forma tradicional, nos sistemas de cordão bilateral e em Y. “Neste último sistema, os cachos crescem em troncos mais altos, o que nos permite, por um lado, aumentar a produção e a rentabilidade da colheita e, por outro, reduzir a utilização de água e de fertilizantes, comparativamente com a produção em pérgola”, explica Mário Rodrigues. De destacar, que cerca de 80 hectares são em agricultura de sequeiro.

A Dona Uva venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria Fruta. A marca de uvas de mesa 100% produzidas em Portugal, obteve uma classificação final de 79,4%, a mais elevada desde 2019, ano em que concorreu pela primeira vez a este prémio. 

Sobre a Frutalmente:

Fundada em 2012 e reconhecida como Organização de Produtores em 2013, a Frutalmente tem como missão produzir a melhor fruta portuguesa, respeitando a natureza e o meio ambiente. É a única Organização de Produtores de Uva de Mesa em Portugal e detém as marcas Dona Uva (para uvas de mesa) e Adoora (para outros frutos, como damascos, dióspiros, pêssegos, figos, maçãs, peras ou romãs). Com 21 produtores associados, tem 200 hectares de vinha e 200 hectares de outras frutas em produção e uma faturação superior a quatro milhões de euros.  Na sua génese esteve a família Rodrigues, pioneira na produção de uva de mesa em finais dos anos 1950.

Ultimos posts

Estudo identifica pela primeira vez estirpes de bactéria que afeta gravemente várias culturas agrícolas em Portugal

Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) isolou, pela primeira vez em Portugal, várias estirpes da bactéria Xylella fastidiosa, associada à...

Como cultivar morangos em casa: um guia técnico para iniciantes

Se há fruta que encanta tanto pelo sabor como pela aparência, é o morango. Além dedeliciosos, os morangos são uma verdadeira fonte de saúde: ricos...

Soluções Biocal para Corrigir Solos Ácidos: Como Ajustar o pH de Forma Segura e Sustentável

Já ouviu dizer que o solo "não está bom para plantar"? Muitas vezes, essa sensação tem uma explicação simples: o solo pode estar demasiado ácido....

7 comportamentos errados que deve evitar com as aromáticas

As ervas aromáticas são verdadeiras aliadas na cozinha e no jardim, mas, por mais fáceis que pareçam de cultivar, há erros comuns que podem comprometer...