Terça-feira, Abril 16, 2024

Vinha. Clima dos últimos dias é favorável às infeções primárias do míldio

Fonte: Agroportal

A subida das temperaturas mínimas, a chuva caída nos últimos dias e o estado de desenvolvimento da vinha, são favoráveis às infeções primárias do míldio (Plasmopara vitícola). No entanto, o risco mantém-se baixo. Deve aplicar um fungicida anti-míldio de ação preventiva sobretudo nas vinhas em que os pâmpanos já atingem 10 cm ou mais e têm 4 a 5 folhas. Se optar por esperar ainda uns dias, deve vigiar atentamente o aparecimento das primeiras manchas de míldio, aplicando então um produto de ação erradicante. Para combate ao míldio da videira no Modo de Produção Biológico, são autorizados produtos à base de cobre.

Oídio (Erysiphe necator)

O estado fenológico (cachos visíveis), já presente em muitas vinhas, é de maior sensibilidade ao oídio. Junto com calda anti-míldio, pode aplicar um fungicida anti-oídio, por exemplo enxofre. Outra opção será a aplicação de um fungicida de ação simultânea anti-míldio e anti-oídio. Para combate ao oídio da videira no Modo de Produção Biológico, são autorizados produtos à base de enxofre.

Fonte: Estação de Avisos de Entre Douro e Minho – Circular n.º 5/2019

O artigo Vinha. Clima dos últimos dias é favorável às infeções primárias do míldio foi publicado originalmente em Voz do Campo

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos