img

Água de alecrim: estudo comprova que melhora a memória

/
/
/

Quem já  usou alecrim nos seus cozinhados?

Devido ao seu aroma  e sabor intensos, o alecrim é uma das plantas mais utilizadas na culinária e reúne muitos fãs um pouco por todo mundo. O que tal vez não saiba é que além de ser uma aromática ótima para aromatizar os seus pratos, o alecrim ainda promove uma série de benefícios para a saúde física e mental (ajudando a melhorar a memória, entre outros).

Para além desse benefício para a saúde, esta planta  possui propriedades anti-bacterianas, antibióticas, analgésicas, antifúngicas, anti-inflamatória e antidepressiva. Pode consumir esta planta de diversas maneiras, funcionando muito bem como um “medicamento” natural mesmo sendo apenas consumida com água.   Este estudo foi feito pela Universidade de Northumbria, na Inglaterra e  conclui  que o composto eucaliptol, presente no alecrim, aumenta os níveis de óxido nítrico e consequentemente por essa razão, eleva o fluxo sanguíneo no cérebro, melhorando assim a capacidades de memória.

Veja aqui os resultados desse estudo 

água de alecrim

 

Em que consistiu o estudo?

Os investigadores responsáveis por este  estudo pediram a um grupo de pessoas para beberem 250ml da marca No1 Rosemary Water concentrada, sendo avaliadas as suas  capacidades de manter e manipular informações posteriormente.Ao longo deste estudo foi também analisado o fluxo sanguíneo cerebral e a quantidade de energia utilizada de forma eficiente, comparada com a mesma energia utilizada pelo grupo de controlo.

água de alecrim

Fonte da imagem: rosemarywater.com

De acordo com os resultados, o grupo que bebeu a água de alecrim melhorou a capacidade de memória em 15% além de que  teve um aumento dos níveis de glóbulos vermelhos e do  fluxo do oxigénio para o cérebro.

Por essa razão, os investigadores concluíram que os  participantes deste estudo, conseguiram usar a energia necessária para desempenhar as suas funções de maneira mais eficaz. Concluiu-se ainda que, a água de alecrim funciona como uma recarga que “turbina” a energia para o cérebro, aumentando as suas capacidades cognitivas.

água de alecrim

Como fazer água de alecrim?

Ingredientes
2 ramos  de  alecrim
1 litro  de água

Preparação:

Lave os ramos de alecrim, seque-os   bem  e deixe escorrer .

Depois de secos, junte-os numa jarra a 1 litro de água.

Deixe a solução repousar por uns 10 a 15 minutos e vá bebendo ao longo do dia.

água de alecrim
Fonte da imagem: Pinterest
Texto adaptado pela A Cientista Agrícola, com informações do site Greenme

2 Comments

  1. Vocês poderiam postar o link para o estudo? O site em que apontam como fonte também não colocou a fonte do estudo. Fica parecendo que é só propaganda para a água citada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar