Quinta-feira, Maio 23, 2024

Alqueva conta com experimentação de novas culturas: bambu, pistacho, cânhamo e algodão

Fonte: Agricultura e Mar

O EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva conta com alguns projectos de experimentação de novas culturas, estando previsto o desenvolvimento de alguns deles, informa a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, no seu Anuário Agrícola de Alqueva de 2023.

Em 2023, foram registados projectos envolvendo espécies como bambu (15 hectares inscritos), para a produção de cana para paletes, pistacho (14 hectares inscritos), cânhamo e algodão na região.

“Embora estas culturas não tenham actualmente uma expressão significativa em termos de área cultivada, é importante notar que no futuro, com base em variedades adaptadas à região e com o conhecimento das melhores técnicas culturais, além da existência de canais de comercialização estabelecidos, poderão ganhar importância”, realça o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023.

E adianta que “estes projectos novos, de culturas diversas demonstram a busca pela diversificação agrícola e a exploração das condições edafoclimáticas favoráveis da região do EFMA. À medida que estas culturas experimentais se desenvolvem e se tornam viáveis economicamente, podem contribuir para a expansão e diversificação do sector agrícola da região”.

Consulte o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023 aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos