img

Horta: saiba como proteger as suas plantas/culturas do vento e da geada

/
/
/

Como resolver os problemas climatéricos na sua horta

É certo que não nos é possível controlar o clima que se faz sentir numa determinada altura e zona, mas podemos atenuar os seus efeitos mais nefastos. Saiba neste artigo como proteger as culturas da sua horta do vento e do frio/geadas.

Vento

O vento pode ser um problema bastante significativo para a maioria das culturas agrícolas, destruindo-as. Responsável por arrancar ou partir plantas, o vento pode ser também responsável por fazer com que as plantas se movam do local onde se encontram para outro, conduzindo à abertura de buracos em torno do caule.

Estas novas aberturas, enchem-se por sua vez de água estagnada  o que pode levar ao apodrecimento das plantas da sua horta. O vento seco ou quente pode também retirar humidade das folhas, acabando por definhar.

Os ventos frios podem originar queimaduras e acabar por secar as folhas, tornando a horticultura uma actividade desagradável causando desânimo por parte do agricultor/horticultor.

como proteger as suas plantas/culturas do vento e da geada

Como minimizar/atenuar os estragos causados pelo vento?

Uma das principais soluções que pode adotar para proteger as suas plantas do vento é a criação/ construção de guarda-ventos.  Uma das melhores opções de protecção para as plantas da sua horta ou campo são as sebes. Estas estruturas de protecção filtram o vento, cortando a sua velocidade consideravelmente , sem criar turbulência no lado oposto.  Sendo assim, uma sebe fornece uma excelente protecção dos ventos, permitindo que o ar seja parcialmente filtrado através dela, reduzindo a turbulência resultante de obstáculos como muros, por exemplo.

Por outro lado, pode considerar como alternativa de protecção às sebes as redes plásticas. Visualmente, não será certamente a solução mais bonita, mas é certamente uma das mais funcionais.  Para que tudo corra como esperado, deve certificar-se que as varas que prendem as redes plásticas estão bem fixas, uma vez que  estas vão exercer  uma grande pressão sobre os pontes de apoio.

Deve ter em consideração que as redes plásticas são estruturas menos confiáveis e seguras que as sebes, quando estabelecidas comparações. Uma sebe ou rede guarda-vento cria uma área protegida do vento cerca de dez vezes mais alta do que a própria barreira. Isto quer dizer que uma sebe de 3m de altura vai criar uma área de 30 m de altura, relativamente protegida dos ventos.

Se optar por uma sebe dupla,  irá reduzir miseravelmente a turbulência, sendo ainda mais eficaz se as erguer distanciadas alguns metros uma da outra.

como proteger as suas plantas/culturas do vento e da geada

Geadas

Existem dois tipos de geada:  a que aparece quando no pleno do Inverno e a geada que aparece de forma imprevisível fora da estação e que pode causar muitos estragos.

As baixas temperaturas que se fazem sentir no Inverno na sua horta não costumam causar grandes problemas dado que grande parte das culturas são resistentes nessa época do ano.

Algumas medidas para minimizar os danos causados pelas geadas

Em zonas particularmente frias ou zonas onde neva regularmente, é conveniente proteger certas culturas permanentes   com técnicas como o mulching ( ex:palha).  Se a sua horta ou jardim é do tipo frio e a terra não aquece senão no frio da Primavera, deve preocupar-se ainda mais e não produzir lá nada até que as temperaturas subam.

como proteger as suas plantas/culturas do vento e da geada

Existem algumas técnicas que podem ajudá-lo (a) a contornar ligeiramente o problema. Pode fazer um “buraco” na sebe no ponto mais baixo do jardim, de forma a que o ar possa circular através dele ou colocar sebes mais acima de forma a “obrigar” o ar fresco a inflectir no seu curso.

Pode também optar por cobrir o solo com plástico preto ou utilizando cloches. Estas últimas estruturas podem ajudá-lo (a)  a aquecer e secar a terra, permitindo-lhe que comece a trabalhar mais cedo na horta ou terreno agrícola.

como proteger as suas plantas/culturas do vento e da geada
Fonte da imagem:Harrod Horticultural 

Caso as geadas apareçam subitamente e especialmente se forem precedidas  de um período quente, podem constituir um verdadeiro problema para o desenvolvimento das plantas da sua horta. Para evitar danos maiores, esteja atento às previsões metereológicas e proteja as plantas mais frágeis da ameaça das geadas.

 

Coloque um termómetro na sua horta: para controlar a temperatura, quer na horta/jardim quer na estufa, coloque um termómetro de medição simultânea das temperaturas máxima e mínima.

Use jornais como forma de isolamento: os jornais constituem uma excelente forma de isolamento temporário contra as geadas imprevisíveis da Primavera. Para melhores resultados coloque várias camadas, umas sobre as outras, para criar bolsas de ar, retirando-as durante o dia. Caso pretenda usar outros materiais para a mesma função, o algodão pode ser uma boa opção. Por ser muito leve, não prejudica as plantas podendo ser mantido no local durante o dia, uma vez que deixa penetrar a luz.

como proteger as suas plantas/culturas do vento e da geada

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar