img

Aprenda a cuidar da relva do seu jardim

/
/
/

Como cuidar da relva do seu jardim: contextualização

Cuidar da relva do seu jardim ou propriedade além de ser uma tarefa doméstica é cada vez mais um prazer. Primeiramente, para um relvado se manter denso, verde e flexível, é preciso alimentá-lo, regá-lo, limpá-lo de detritos e ervas mortas e de vez em quando introduzir ar no solo, sobretudo depois do uso intensivo e do desgaste do Verão.

Contudo, o corte é a tarefa mais importante e deve ser levada a cabo regularmente enquanto a erva está a crescer.

como cuidar da relva

Cortar a relva-uma forma de cuidar da relva

O corte regular aumenta a densidade do relvado. Por essa razão, corte pouco e com frequência, não reduzindo o comprimento das lâminas de relva em mais de um terço de cada vez. Se deixar a relva crescer à vontade e depois cortá-la drasticamente, a qualidade do relvado diminui.

 A relva cresce mais depressa em condições húmidas e quentes, caso em que um relvado fino deve ser cortado duas a três vezes por semana. Para um relvado utilitário um corte semanal é em regra geral suficiente. Lembre-se de que relvas de folhas ásperas não podem ser cortadas rente. No tempo quente e seco, corte com menor frequência e deixe-as crescer mais do que o habitual, para conservarem humidade. Não deite fora as aparas: junte-as à pilha  de composto, excepto nas primeiras duas a três vezes que  cortar após ter aplicado um herbicida.

 

Como cuidar da relva do seu jardimCortar a relva com frequência é fundamental (Fonte da imagem: PngImg.com)

Máquina de cortar relva

Limpe sempre a máquina  depois de a usar,retirando as ervas e limpando a lâmina com um trapo molhado em óleo. Todas as máquinas trazem instruções, por isso leia-as. Lubrifique regularmente as peças da máquina e mantenha a lâmina afiada. É fácil remover as lâminas de uma máquina rotativa e afiá-las com uma pedra de amolar ou uma lima. Há dispositivos próprios para afiar as lâminas das máquinas de cilindro,mas o seu sucesso é variável. Mande amoldar as lâminas a um profissional, nalguns modelos podem ser substituídas.

Como cuidar da relva: máquina de cortar relva
Usar uma boa máquina de cortar relva é essencial (Fonte da imagem:O Meu Jardim)

 

Indicações e altura a que deve cortar a relva

Alturas a que deve cortar

Corte a alturas diferentes consoante a estação. Se a relva está muito comprida, suba a lâmina ao máximo e vá baixando gradualmente nos cortes seguintes. Os ajustamentos sazonais das lâminas são essenciais. É fácil subir e baixar as lâminas da maioria das máquinas de cortar a relva, para facilitar a tarefa e obter um resultado mais bonito.

Relvado de grande qualidade(altura em mm)

  • Inverno: 15mm
  • Primavera/Outono: 8mm
  • Verão:6mm

Relvado utilitário(altura em mm)

  • Inverno:30 mm
  • Primavera/Outono: 25mm
  • Verão: 2omm

Conselhos úteis

  1.  Corte a relva na Primavera, no Verão e no Outono e por vezes no Inverno, se a relva estiver a crescer;
  2. Não corte o relvado se ele estiver molhado ou gelado, nem durante períodos de seca no Verão;
  3. Deve retirar os montes de terra feitos por minhocas, pois  se achatados sufocarão a relva;
  4. Recolha as aparas. Se as deixar sobre o relvado, atrairão minhocas e os respectivos montes de terra. A excepção é o Verão,altura em que pode deixá-las a cobriro solo,para reter a humidade;
  5. Num relvado retangular, corte primeiro uma faixa em cada extremo e depois corte uma faixa ao meio. Corte cada metado como se fosse um relvado rectangular;
  6. Se a máquina se avariar enquanto estiver a ser utilizada, desligue-a da tomada de corrente antes de ver o que se passa;
como cuidar da relva do seu jardim
Aprender a tratar do relvado do seu jardim é algo que só se consegue com muita prática. Não tenha medo de errar, com o tempo tudo melhora(Fonte da imagem: https://www.bosch-garden.com/pt/pt/aparelhosdejardim/art-lawn-care.jsp)

Cuidar da relva: que máquina devo escolher?

Resumidamente, deve escolher uma máquina de cortar relva adequada às dimensões e ao seu tipo de relvado. Há modelos que tem um cesto de recolha e outros trituram as aparas e devolvem-nas ao solo. Escolha uma máquina grande com bastante capacidade, mas antes de comprar certifique-se de que consegue usá-la e que tem onde a guardar. Se for preciso subir degraus, escolha uma leve.

As máquinas de cortar relva eléctricas

As máquinas eléctricas são leves e úteis para relvados que ficam perto de casa ou de uma tomada de corrente. Use sempre máquinas com um interruptor, faça o cabo passar pelo seu ombro e não corte relva molhada. As máquinas e a gasolina são mais pesadas mas não têm o problema dos cabos,por isso são ideiais para relvados grandes. Os modelos rotativos a gasolina podem cortar relva molhada. Uma boa máquinaa gasolina dura uma vida se fizer uma manutenção cuidada.

Tipos de máquinas

  • Máquinas rotativas

São excelentes para relvados utilitários e relva comprida;algumas têm um dispositivo para triturar as aparas. Os cortadores de relva flutuantes são máquinas rotativas que se movem sobre uma almofada de ar; o esforço é mínimo e são úteis para margens íngremes. Afine regularmente as lâminas. As lâminas rotativas cortam a altas velocidades. As lâminas rombas rasgam em vez de cortar, tornando as extremidades das relvas acastanhadas.

como cuidar da relva:máquinas de cortar relva
As máquinas de cortar relva são ótimas para relvados mais pequenos. (Fonte da imagem:Armazens Reis)

 

  • Tractores corta-relva

São úteis para relvados extensos,com mais de 0,1ha de superfície. No entanto, é preciso um local seguro para os guardar e com fácil acesso ao relvado. É o tipo de máquina usado para a relva fina em faixas.

Para melhores resultados,invista num modelo com 6 ou mais lâminas; são ideais para relvados pequenos pois são mais leves do que os modelos motorizados. Todos os corta-relvas devem ser regularmente revistos e as suas lâminas afiadas. Este tipo de tratores é muito utilizados em áreas extensas e é uma forma muito válido de como cuidar da relva cuidadosamente.

como cuidar da relva-tratores corta-relva
Os tratores corta-relva são utilizados em áreas mais extensas como relvados de campos de futebol por favor (Fonte da imagem:rasentraktor-fachhandel.de )
  • Máquinas de aparar orlas

Este tipo de máquinas são úteis para a relva comprida e casos em que a relva confina com um muro.

Nalguns casos, a cabeça pode ser colocada de modo a aparar as orlas verticalmente. Lembre-se,não as use junto a uma árvore,pois o fio de nylon danificará a casca, o que pode ser fatal.

Como cuidar da relva-altura das lâminas da máquina
Devem ser feitos ajustes sazonais na altura das lâminas da máquina consoante o crescimento e desenvolvimento da relva (Fonte da imagem:Bosch Garden Tools)

 

Quer aprender mais dicas de como cuidar correctamente da sua relva? Veja a segunda parte desta temática aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar