Vietnamita descobre canas naturais, mastigáveis e BIODEGRADÁVEIS!

Chama-se Tran Minh Tien  o  vietnamita  que descobriu esta planta, uma espécie natural de cana, já quase pronto para ser consumida.

Este, através desta novidade, descobriu uma maneira completamente sustentável de ingerir líquidos e bebidas, sem recorrer às comuns “palhinhas de plástico” que tantos problemas causam ao meio ambiente.

Acho que não é novidade para ninguém que, milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos e a sua eliminação a um curto prazo, parece à partida impossível.

Dado este problema, cabe ao ser humano, adotar atitudes mais conscientes utilizando materiais naturais e biodegradáveis, amigos do ambiente.

Fonte da imagem:Oficina de sustentabilidade – WordPress.com

 

Fonte da imagem:Pinterest

Este  tipo de cana, cujo nome científico é Lepironia articulata, caracteriza-se por ser uma herbácea originaria da Ásia, muito usual na região do Delta do Mekong.

Este vietnamita recolhe as suas hastes da cana vazia, láva-las e corta-as até cerca de 20 cm.

Posteriormente, limpa o seu  interior para depois proceder à  sua expedição para os clientes interessados.

Estas canas são distribuídas em todo o mundo e   enviadas em “embalagens” de 100 peças, envolvidas em folhas de bananeira.

Embalagem com folhas de bananeira. Fonte:Oficina de sustentabilidade – WordPress.com

Este vietnamita vende também as  canas secos,  que são numa fase inicial expostas ao sol por alguns dias e depois “secas” ao forno.

Em alternativa, é possível  comprar as canas em fresco e mantê-las por muito tempo,  depois de as ferver  com um pouco de sal e os secá-las posteriormente para que possam ser armazenadas  num local fresco e seco.

Apesar de terem sido inicialmente concebidas para serem descartáveis, podem ser lavadas, secas e reutilizadas até entrarem em deteorização.

Uma vez usadas e reutilizadas, pode colocá-las no seu  lixo orgânico, como qualquer outro tipo de alimento.

O criador explica que “A planta cresce naturalmente e as canas não são tratadas com produtos químicos ou conservantes”, que explica que além de não alterar o sabor das bebidas,são ricas em fibras e podemos mastigá-las depois de comer  que ajuda no processo de  limpeza dos dentes.

Fonte da imagem: GreenMe

Caso esteja interessado (a) em  encomendar estas canas, pode fazê-lo  no site da Tran Ong Hut Co, onde poderá também adquirir todas as informações que necessitar para usá-las da melhor forma.

 

 

Adaptado de:  https://www.greenme.com.br/consumir/consumo-consciente/7837-vietna-canudos-naturais-mastigaveis-biodegradaveis em 5 junho 2019 às 15h 00 min

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *