Como afastar cobras da horta: algumas dicas a ter em conta

Reading time: less than 1 minute

Eu vou-me confessar neste artigo: odeio-cobras! Quando penso na possibilidade remota de encontrar uma cobra na minha quinta começo a suar. A última vez que vi uma cá em casa não correu muito bem :p Porque sei que muitos de vocês me compreendem e inclusive me pediram para falar sobre o assunto, partilho convosco este novo artigo com dicas úteis para afastar cobras da sua horta com alguma eficácia. Também odeia cobras tal como eu odeio?

como afastar cobras da horta

Saiba mais sobre as cobras

Vou começar este artigo por dar o braço a torcer isto porque tenho de admitir que as cobras são animais extremamente benéficos para ajudar a controlar pragas na horta como por exemplo ratos. Mas se tal como eu mesmo tendo consciência dos seus benefícios prefere que não estejam próximas de si deve continuar a ler este artigo.

Eu acredito que muito do medo que desenvolvemos acerca das cobras deve-se ao facto que estas estarem sempre associadas a coisas más nas histórias que lemos ao longo da vida. Para quem é crente conhece a história biblica do aparecimento da serpente no início da humanidade, sendo considerada o primeiro inimigo do Homem e considerada a “mais astuta de todos os animais que o Senhor Deus tinha criado”. No livro de  Gênesis, a serpente é referida como uma criatura traidora que acaba por promover como bom aquilo que Deus proibiu, demonstrando muito perspicácia ao longo de todo o seu discurso. Tal esta história da Bíblia nos tenha levado a desenvolver mecanismos de defesa contra este animal e talvez por essa razão, muitos de nós tinhamos pavor a elas neste momento.O termo correto a utilizar com estes animais é serpente e não cobra, mas acabamos por referirmo-nos a esta utilizando o termo mais comum “cobra”.

Muitas pessoas acabam por achar que a maioria das cobras são venenosas o que não é verdade. Estima-se que em Portugal existam cerca de dez espécies de cobras e a maioria delas são inofensivas. No entanto, existem duas delas que são consideradas bastantes perigosas apesar do seu veneno não causar a morte. Chamo a atenção para as duas espécies de cobras mais perigosas em Portugal: a víbora-de-seoane (também conhecida de víbora-negra e que vive apenas no Gerês) e a víbora-cornuda que acaba por poder ser encontrada um pouco por todo o país.

víbora-de-seoane
víbora-cornuda. Esta cobra tem a particularidade de apresentar um corninho na ponta do nariz.

Especialistas nesta temática de cobras afirmam que para distinguir cobras que habitam em terras ibéricas é necessário estar atento à sua pupila. No caso de apresentarem pupila redonda são espécies de cobras inofensivas. No caso de apresentarem pupila vertical trata-se de uma víbora.

Como afastar cobras da horta: algumas dicas a ter em conta

Para garantir que mantêm as cobras afastadas da sua horta deve garantir que estes animais não encontram neste local abrigo, água e comida. De facto, se garantir que na sua horta as cobras não encontrarão nada que lhes agrade elas não se sentirão atraídas a ir para lá. Neste artigo, partilho 5 dicas que vão ajudá-lo a ter as cobras longe da sua horta.

1- Mantenha o seu quintal limpo e sem lixo

A maioria das cobras especialmente as venenosas acaba por aquecer facilmente ao sol e por essa razão não conseguem ficar muito tempo ao ar livre. Por essa razão, acabam por procurar locais mais escondidos, sombreados e muitas vezes debaixo de tocas, telhados ou outros abrigos que sirvam para guardar uma série de utensílios ou “tralha” sem qualquer critério de organização. Para afastar cobras da horta garanta que tem sempre o seu quintal limpo e sem lixo de forma a deixar este local “menos atraente” para estas. Elimine possíveis montes de folhas e relva cortada, evite ter estrumeiras no chão, restos de palha ou montes de lenha empilhados uma vez que as cobras vão adorar se esconder nesses locais. Se costuma usar restos de madeira como lascas para colocar no solo a funcionar como mulching, opte por pedrinhas pois tornará o ambiente menos agradável para estes animais.

2- Não deixe que as plantas da sua horta/quintal atinjam alturas muito elevadas

Mais um vez repito que as cobras adoram ficar em locais que funcionem como esconderijo como por exemplo plantas altas que ajudam a escondê-las. Se tiver na sua horta ou quintal arbustos e outras plantas altas que funcionem como um esconderijo perfeito para possíveis cobras deve ter cuidado pois pode ter uma surpresa desagradável. Ervas muitos altas características de locais abandonados ou mal tratados também costumam ser locais preferidos para as cobras. Para afastar cobras da sua horta e quintal evite ter plantas muito densas e altas pois estas acabam por atrair estes animais.

Escolha por isso plantas rasteiras e mantenha a sua horta e jardim sempre limpos e arejados.

como afastar cobras do quintal

3-Mantenha os possíveis buracos existentes na sua horta fechados

 O critério mantêm-se: evite locais em que as cobras se possam esconder. Se a sua horta tem vários buracos ou se próximo existem muros com várias fendas pode ser um atrativo para as cobras.

Para evitar que estas se alojem nestes buracos, principalmente dos alicerces da casa, mantenha-os sempre tapados. Telas de portas ou janelas devem também seguir o mesmo princípio. Muitas vezes, não são apenas os buracos maiores os mais prováveis para que as cobras se alojam. Cobrinhas bebés podem se alojar em buracos muito pequenos pelo que deve manter tudo tapado.

4- Coloque cercas

 As cercas são também uma boa opção para afastar cobras. É certo que a sua eficácia depende do tipo de material que é constituída e do tipo de locomoção da cobra em questão, mas pode ser uma excelente ajuda. Este tipo de cercas pode ser feito por materiais como plástico, metal ou rede podendo a rede ficar enterrada no chão e com uma inclinação ligeira para a parte exterior. Dessa forma impedirá que as cobras consigam passar por baixo da cerca ou escalá-la. No caso de não querer construir uma cerca pode ser usar outro tipo de construções que garantam que as cobram não passem por baixo da mesma ou a escalem evitando que vão para a sua horta.

plantas para afastar cobras da horta

5- Cultive plantas que afastam cobras

Existem uma série de plantas que pelas suas características acabam por ajudar a afastar cobras da horta tais como: o alho, tabaco, figueira do diabo, calêndula, espada-de-são-jorge, etc.

O cheiro intenso do alho por exemplo é responsável por repelir as cobras da sua horta. Para uma maior eficácia, plante alho nas bordaduras da sua horta. O mesmo princípio se aplica a outras plantas com odores intensos tais como a calêndula e o tabaco.

6- Afaste os ratos da sua horta

É verdade, as cobras adoram ratos. Portanto, se pretende que as cobras estejam longe da sua horta garanta que os ratos também estão. De facto, um dos princípios que deve ter em conta para afastar cobras da horta é garantir que neste local não existe comida nem bebida para elas. Pode sempre experimentar uma das muitas dicas que dei num artigo anterior para afastar ratos da horta e dessa forma as cobras perdem os motivos para se interessarem para também irem para lá.

7- Use repelente para afastar cobras

Existem várias soluções comerciais para afastar cobras da horta e existem ainda várias receitas de repelentes caseiros que costumam ter alguma eficácia.

Em tempos experimentei uma receita que vi na net com bolas de naftalina e não achei que corresse bem. Quem mora em meio rural sabe que a probabilidade de encontrar um cobra é grande portanto já experimentei muitas soluções, a maioria sem sucesso. De todas as 7 dicas que dou neste artigo, as 6 primeiras com um caracter mais preventivo são bem mais eficazes.

Costuma ver frequentemente cobras na sua horta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.