Olá! Certamente já devem ter em mente que existem uma série de animais e insectos na horta que podem ajudá-lo(a) e muito a manter a biodiversidade (e muitos outros benefícios). No entanto, é importante ainda ter em conta que para que estes existam no seu ecossistema agrícola necessita de garantir-lhes alimento e abrigo. Estes auxiliares acabam por se alimentar de muitas das pragas que visitam as nossas culturas e dessa forma são uma ótima fonte de alimentação para estes amigos da horta. É importante que para que estes auxiliares existam em grande número na sua horta cultive plantas companheiras nas bordaduras por exemplo e que garanta a existência de abrigos nestes locais. Os abrigos são assim fundamentais para manter estes auxiliares na horta sem que se afastam garantindo todas as condições para que se possam reproduzir e “descansar” durante as fases do seu ciclo em que estão menos ativos. Neste artigo, partilho consigo 8 exemplos de animais auxiliares para a horta que deve garantir.

abrigo para auxiliares na horta

1-Joaninhas

Já falei em tempos sobre a importância das joaninhas num artigo aqui no blog. De facto, se formos a considerar todos os possíveis insectos auxiliares possíveis de existir numa horta, as joaninhas são talvez dos mais conhecidos. Provavelmente já leu em algures que as joaninhas são extremamente eficazes no combate a afídeos, podendo apenas uma única joaninhas comer até cerca de 100 pulgões por dia! Além de serem ótimas predadoras de pulgão, as joaninhas são também bastante eficazes a combater ácaros, moscas da fruta, cochonilhas e bem como outras pragas de insectos de corpo mais mole.

Existem milhares de espécies de joaninhas espalhadas um pouco por todo o mundo que se diferenciam pelas cores e pintas da sua carapaça, por exemplo. Em Portugal a joaninha mais famosa é a joaninha-de-sete-pontos (Coccinella septempunctata).
É importante preservar a presença destes insectos para a sua horta uma vez que são extremamente benéficos. Caso não consiga encontrar joaninhas facilmente na sua horta, pode sempre comprar kits comerciais em lojas grandes de jardinagem muito conhecidas e colocá-las junto das plantas que pretende. Pode sempre tentar atraí-las para a sua horta, com as dicas que partilho neste artigo.

joaninha auxiliares na horta

2- Crisopas

A crisopa cujo nome científico é Chrysoperla carne é usada frequentemente um pouco por todo o mundo para controlar pragas de insectos de forma biológica. Embora que na fase adulta, nem todas as espécies sejam eficientes no controle de pragas dado que algumas delas apenas se alimentam de néctar, pólen e substâncias “doces”, as crisopas trazem muitos benefícios para a sua horta. Porém, no estado de larva as crisopas são bastante eficientes no controlo de pragas de insectos uma vez que revelam-se predadores vorazes atacando um diversidade enorme de insetos como pulgões, ácaros, tripes, mosca branca, cochonilhas, larvas de besouros, etc. Para atrair as crisopas bem como as suas larvas para a sua horta pode sempre plantar plantas benéficas para este efeito tais como o dente-de-leão, o endro ou o girassol.

crisopa auxiliares na horta

3-Centopeias

Confesso que tenho nojo de centopeias no entanto reconheço o seu valor como auxiliares na horta. Com imensas patas, as centopeias acabam por ser encontradas muitas vezes subindo pelas paredes de casa ou caminhando rapidamente pelo solo. É possível encontrar centopeias também em algumas folhas de culturas ou aglomerando-se ao redor da base das plantas. As centopeias são animais auxiliares na horta uma vez que se alimentam por exemplo de formigas, baratas e besouros. As centopeias marcam frequentemente presença nas nossas casas, hortas e jardins durante o verão com a eclosão dos seus ovos. No Inverno as centopeias hibernam voltando a aparecer novamente com a subida das temperaturas maioritariamente em locais fechados, com humidade e com pouca iluminação. Na horta e jardim encontramos frequentemente centopeias nas zonas mais húmidas e em plantas que necessitam de mais sombra. As centopeias normalmente abrigam-se no solo mas também é possível encontrá-las por baixo de pedras e toros de madeira seca.

centopeia auxiliares na horta

4-Sapos

Há quem associe os sapos à feitiçaria, eu cá acho que é mito. Na horta e jardim, os sapos são excelentes animais auxiliares. Dado que estes animais se alimentam principalmente de insetos e das respetivas larvas, os sapos são uma excelente forma de controlar pragas de insetos de forma mais eficaz. Se pretender atraí-los para a sua horta e jardim, garanta que possui locais com bastante humidade e se possível crie um pequeno charco/lago para que se sintam em casa. Sabia por exemplo que um sapo pode comer até 10.000 insetos nocivos num período de três meses? Incrível não é?

sapo auxiliares na horta

5-Ouriços

Há quem chame o ouriço-cacheiro de ouriço-terreste, ouriço-cacho, porco-espinho ou simplesmente ouriço. O nome científico deste animal é Erinaceus europaeus  e pertence à família  Erinaceidae, que é composta por 16 espécies. É nativo do continente europeu e é possível encontrá-lo facilmente em Portugal, na natureza. Os ouriços-cacheiros alimentam-se muito de insectos como escaravelhos, aranhas, caracóis e lesmas, apesar de serem omnívoros. Dessa forma, a presença destes organismos na horta pode ajudar a controlar certas pragas de forma mais natural.

Dado que os ouriços-cacheiros gostam de habituar locais com humidade, verdura, arbustos, pedras e troncos, encontrar um ouriço-cacheiro na horta é sinal de que o habitat da sua horta tem boas condições ambientais.

Para mantê-los o maior tempo possível na sua horta é importante que deixe na sua horta alguns espaços sem intervenção tais como sebes ou arbustos para funcionarem como refúgio. Saiba mais sobre estes animais auxiliares aqui.

como atrair auxiliares na horta

6-Pássaros

Os pássaros normalmente constroem os seus ninhos em árvores e arbustos. Caso este tipo de arvoredo não exista deve fazer por plantar algumas árvores e sebe arbustivo para atraí-los e se assim entender pode ainda colocar caixas-ninho em madeira. Garanta que este ninho fique encoberto com vegetação e abrigado dos ventos para que estas aves se sintam protegidas.

passaro auxiliares na horta

7- Aranhas

Eu sei que as donas de casa detestam teias de aranha mas nas hortas as aranhas são muito benéficas. As aranhas caracterizam-se por ser das principais predadoras da horta uma vez que comem bastantes pragas de insectos que acabam por prejudicar as nossas culturas. Muitas pragas acabam por ficar presas nas suas teias e por isso, se vir uma teia de aranha na sua horta, não a destrua! Além disso é importante que tenha em conta que a sua  presença em qualquer horta ou jardim também pode ser indicador que sua horta/jardim está saudável e livre de inseticidas, pesticidas e outros produtos químicos tóxicos.

8- Abelhas

Quando se fala em abelhas muitas pessoas fogem a 7 pés! De facto, há muitas pessoas que desconhecem a importância das abelhas para os ecossistemas agro-ambientais (ex:polinização). Além disso as abelhas são importantes produtores de mel, uma fonte natural de açúcar com grande valor energético e medicinal. Além do mel, as abelhas são responsáveis por fornecer ao homem outros produtos comerciais muito importantes como o pólen, a própolis e a cera. de facto, é importante que tenha em conta que a presença de abelhas indica que existe biodiversidade e que as flores vão conseguir se multiplicar mais facilmente devido à sua acção polinizadora. A não ser que tenha um enxame muito grande de abelhas na sua horta (e nesse caso deve chamar os bombeiros), não extermine as abelhas da sua horta! Saiba mais sobre a importância das abelhas na agricultura aqui.

Importância das abelhas na agricultura

Quais destes animais auxiliares da horta costumam marcar presença na sua casa? Conte-me tudo 🙂