Agricultura sustentávelCuidados e manutenção

7 plantas que ajudam a atrair joaninhas para a sua horta

Olá! espero que se encontrem bem. Hoje venho falar-vos sobre um dos meus insectos benéfico favorito: a joaninha. Vocês também gostam de joaninhas? Eu adoro 🙂 Por gostar tanto destes auxiliares, neste novo artigo, apresento-vos 7 exemplos de plantas que podem ajudar a atrair estes insectos para as vossas culturas. Joaninhas na horta, quem não quer? 🙂

Mas o que são insectos benéficos?

As joaninhas são um ótimo exemplo de insectos benéficos  que desempenham um papel muito importante na agricultura. Existem vários tipos de insectos benéficos com o mesmo fim, ver aqui.

De facto, os insectos benéficos desempenham várias funções fundamentais na agricultura uma vez que eles são responsáveis por matar ou parasitar um grande número de pragas de insectos por dia. Apesar de trabalharem de forma praticamente invisível, é impossível negar a sua importância.

Um dos grandes objetivos dos agricultores e amantes da natureza é manter as populações destes insectos benéficos em níveis bastante elevados, utilizando para isso práticas agrícolas sustentáveis.

Uma das principais práticas agrícolas que devem ser adoptadas é a redução ou até eliminação de pesticidas.

Há quem compre insectos auxiliares em  garden center  no entanto é possível aumentar a população destes insectos através do cultivo de plantas que estes insectos gostam.

No caso específico das joaninhas, muito utilizadas na luta biológica, atuam especialmente no controlo de pragas como afídeos, cochonilhas, ácaros, psilas, thripes, entre outros.

A seguir, seguem 7 exemplos de plantas que pode plantar junto das suas culturas para atrair joaninhas.

1- Tulipas

As tulipas caracterizam-se por serem plantas herbáceas que  se desenvolver a partir de um bolbo. Apresentam os bolbos truncados basalmente e cobertos por uma espécie de pelos no interior. Possuem ainda caules simples do qual surgem folhas. As tulipas bem como outras flores em formato de “copo” acabam por atrair bastante estes insectos auxiliares. Devido à forma destas flores elas acabam por atrair estes insectos auxiliares, captando água e mantendo o meio ambiente ” mais fresco” no seu interior, sendo um excelente lugar para elas fazerem “as suas casas” durante o verão.

joaninhas na horta
joaninhas na horta

2-Girassol

O girassol é uma planta originária da América do Norte que pode atingir até 4m  altura, dependendo da cultivar e das condições edafo-climáticas da sua região.   No nosso país, o girassol começou apenas por servir  para plantar nas bordaduras alimentando os pássaros, mas hoje em dia, é um cultura com impacto considerável no Alentejo principalmente para a obtenção de óleo vegetal.  Dado que as se alimentam de pólen das flores (mas não só), o girassol pelo seu tamanho e composição acaba por ser um bom alimento.

3-Hortelã

A hortelã é provavelmente uma das ervas aromáticas mais conhecidas e possui um sabor e aroma que até os mais leigos na cozinha conseguem identificar. É uma erva perene e possui folhas semelhantes a feltro que podem ser usadas nas mais diversas utilidades culinárias.  Existem várias espécies de hortelã devido aos inúmeros cruzamentos e híbridos,  e por essa razão, pode ser mais difícil saber qual espécie escolher. Saiba neste artigo como cultivar, cuidar e quando deve colher esta erva aromática.

Embora seja responsável por repelir certas pragas de insectos, no que diz respeito às joaninhas- atrai-las!

Saiba como cultivar hortelã aqui.

4- Calêndula

Com cores vibrantes, a calêndula é cultivada como planta ornamental, para fins culinários, como planta auxiliar da horta ou para fins medicionais.

Na horta a calêndula é das plantas mais utilizadas especialmente nas consociações de culturas e também para a prevenção do aparecimento de pragas.

A calêndula é um bom exemplo de uma boa planta companheira para outras culturas da horta como por exemplo os os morangueiros, feijão, frutos silvestres, alho francês, etc. Funciona como repelente de pragas de insectos como a mosca branca, pragas da couve e nematodos. No caso concreto dos insetos benéficos, acaba por atrair insectos polinizadores, joaninhas e sirfídeos.

joaninhas na horta

5-Erva-doce

As joaninhas apreciam muito o pólen e néctar de algumas flores, sendo também uma fonte de alimentação muito interessante para elas durante a fase de crescimento. Apesar de se alimentarem de insetos, as joaninhas também gostam de ter pólen e néctar das flores, especialmente durante a fase de crescimento.

Algumas plantas da família das Apiáceas tais como a erva-doce, cenoura, cominhos, coentro, gerânio e dente de leão acabam por ajudar a atrair as joaninhas para a sua horta.

joaninhas na horta

6-Camomila

A camomila acaba por se confundir muitas vezes com pequenas margaridas. Possuem flores ( sob a forma de capítulos) que podem ser usados para diversos fins tais como medicinais e até para fazer chá.

Na sua horta, plantas como a camomila, malmequeres e crisântemos são boas opções se quer atrair joaninhas. Pelo facto das suas flores possuirem muito pólen, as joaninhas não conseguirão resistir.

7- Salsa

A salsa é um dos “temperos” mais encontrados nas hortas e canteiros de aromáticas por ser uma aromática de fácil cultivo e muito utilizada na gastronomia. As folhas da salsa apresentam grandes dimensões e são sucessivamente recortadas, apresentando bordas com ligeiro recorte e ondulação. A salsa não é exigente no que diz respeito ao solo, podendo ser cultivadas em quase todo o tipo de solos.

A salsa é muito cultivada na bordadura dos terrenos agrícolas uma vez que serve de abrigo e atrai as joaninhas.

Saiba mais sobre o cultivo de salsa aqui

Espero que tenham gostado deste artigo! Digam-me… que plantas tem na vossa horta com este fim específico de atraírem joaninhas?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo