A salsa é uma das aromáticas mais populares no mundo culinário, contudo, é subutilizada por muitos cozinheiros domésticos. Para mim, que adoro salsa, semeá-la na horta é uma necessidade absoluta, pois pode ser usada em variadíssimos pratos. Caracterizada por possuir um aroma subtil e refrescante, podendo ser utilizada em sopas, molhos, vegetais e pratos à base de carne. Neste artigo, vou partilhar consigo algumas das principais informações a ter em conta para semear salsa e garantir uma produção abundante.
Sabe mais sobre esta aromática saborosa
Esta planta pertence à família Apiaceae e é colhida e consumida fresca ou seca. Além de conferir sabor e cor distintos aos seus pratos favoritos, a salsa também oferece diversos benefícios para a saúde. É rica em minerais e vitaminas, especialmente a vitamina K, benéfica para a saúde óssea e circulação sanguínea.
Enquanto tanto a salsa de folhas encaracoladas quanto a de folhas lisas têm um sabor quase idêntico, geralmente considera-se que as folhas mais planas são as mais saborosas. Além disso, são mais fáceis de picar finamente para facilitar o uso na culinária. A salsa de folhas encaracoladas é frequentemente utilizada inteira como guarnição comestível no prato. Sabia disto?
Tudo sobre como semear salsa
O nome botânico da salsa é Petroselinum crispum. No entanto, no mundo culinário, é conhecida como salsa. De cor verde vibrante, é geralmente cultivada como uma erva anual mundialmente.
Mas será que a salsa é uma planta perene? Em certa medida. Pode ser cultivada como uma planta bienal, produzindo folhagem no seu primeiro ano antes de morrer no inverno. Na primavera do segundo ano, ela floresce diretamente para a produção de flores e sementes. Uma vez que a floração da salsa termina, produz sementes no segundo ano e morre. É por essa razão que a maioria das pessoas a cultiva como uma planta anual, mesmo sendo de ciclo bienal.
Morfologicamente e dependendo das variedades de salsa em questão, a planta pode ter folhas planas ou folhas densamente curvadas e hastes verdes. A salsa de folhas encaracoladas geralmente atinge 20-30 cm de altura, enquanto a salsa italiana (às vezes chamada salsa italiana de folhas planas) varia de 45-60 cm.
Utilizada pelos antigos gregos e romanos, a salsa é originária do leste e centro do Mediterrâneo. Devido à sua popularidade e às condições fáceis de cultivo, a salsa tem sido amplamente naturalizada em todo o mundo.
Semear salsa: tão fácil quanto parece
Cultivar salsa é fácil quando se sabe como fazer e por isso este artigo veio mesmo a calhar. O momento de semear salsa pode fazer uma grande diferença na quantidade de produção que terá quando estiver completamente desenvolvida!
A melhor época do ano para semear salsa é pelo menos 3-4 semanas antes da última geada, podendo dependendo da região, começar a ser cultivada a partir de fevereiro. A salsa não tem uma germinação muito rápida, podendo demorar de 14 a 28 dias para germinar. Um início mais precoce em climas mais frios também lhe dá tempo para que a sua salsa se adapte às temperaturas exteriores.
A temperatura do solo deve rondar os 21 graus Celsius para ajudar na germinação inicial das plântulas de salsa. Um tapete de aquecimento para plântulas pode ajudar no cultivo das sementes de salsa. Aponte para uma temperatura de solo mais quente para a transplantação também, já que as raízes da salsa caracterizam-se por se espalharem mais facilmente em temperaturas mais quentes.
Para variedades mais altas de folhas planas, cultive a salsa num local abrigado do vento. Estas variedades mais altas podem ser facilmente danificadas pelo vento. As variedades de folhas encaracoladas são mais baixas e próximas do solo e tendem a ser mais resistentes a uma brisa forte.
O cultivo em recipientes/vasos é uma opção ao considerar ao semear salsa. Tenha em mente que as suas plantas precisarão de um recipiente razoavelmente profundo para um bom desenvolvimento das raízes.