Hortas em varandas: Será missão impossível?
Hortas em varandas ou terraços não é de todo impossível. Atualmente, existe cada vez mais pessoas a quererem rentabilizar o pouco espaço que tem em casa para cultivarem os seus próprios hortícolas e ervas aromáticas.
Todos sabemos as vantagens de consumir produtos frescos e biológicos, não só pela sua qualidade inerente mas também devido aos benefícios que trazem para a saúde.
Contudo a possibilidade de ter em casa estes produtos já não está reservada apenas a quem tem espaço para ter uma horta tradicional. Neste artigo daremos alguns conselhos úteis para que também possa ter a sua e desfrute da felicidade que é comer aquilo que se cultiva.
Embora “construir” uma horta em espaços pequenos como terraços ou varandas não ofereça as mesmas possibilidades estéticas assim como possibilidades produtivas de um terreno de maiores dimensões, o cultivo de plantas em espaços reduzidos pode ser uma realidade.
Hortas em varandas: variação das condições climatéricas
As condições climatéricas numa varanda ou terraço tendem, por vezes, a ser extremas.
Verifica-se muitas vezes muito calor no verão e muito frio e vento no inverno, o que nem sempre é fácil de gerir.
Outras vezes, as varandas e terraços são também zonas expostas a ventos. Por essa razão, devemos ter esses fatores em conta e tentar minimizá-los ao máximo.
A criação de barreiras corta-vento como sebes e a utilização de técnicas de ensombramento quando necessário,poderão minimizar impactes negativos destas condições climatéricas instáveis.
Saiba agora quais são as vantagens de ter uma pequena horta em varandas e terraços e o que deve fazer para tirar verdadeiramente partido dessa opção sem perder muito tempo nem ter muito trabalho.
Horta em varandas ou terraços: razões para ter uma
Imagine que chega a casa cansado do seu trabalho e precisa de relaxar ou tem um tempinho livre no fim de semana, que tal criar uma pequena horta num espacinho lá de casa? Vantagens? Esse tempo que dedica a este hobbie pode ajudá-lo a reencontrar aquilo que realmente você é e que é impossível de ver quando está invadido pelas exigências laborais, pelo ritmo acelerado da sua vida, ou por um programa de televisão que o lhe “rouba” muito do seu tempo. Jardinar na sua horta pode-se revelar um bom escape à azáfama do dia-a-dia.
Quais as características que deve ter a sua varanda ou terraço?
- Boa orientação e exposição solar
Este factor vai condicionar a escolha e a distribuição de plantas;
- Uso de espaldares, prateleiras,treliças e tutores
Uma vez que tem limitação de espaço, estes elementos são essenciais para auxiliar no crescimento e desenvolvimento das plantas.
- Rega frequente
Deve ter em atenção que quando se cultiva em recipientes o susbtrato utilizado é limitado(deve ter em atenção a composição do substrato, pois nem todos não iguais), e por essa razão, armazena poucas reservas de água e nutrientes. Por essa razão a rega é o elemento mais importante para garantir o sucesso das suas hortas-jardim, não esquecendo como é óbvio as questões da fertilização.
Quais as vantagens de produzir em espaços mais reduzidos?
Num espaço reduzido todos os factores estão bem mais controlados, e por essa razão está menos propício a pragas e plantas invasoras.
Como está integrado na sua habitação e na sua vida do quotidiano, permite também que consiga dedicar mais tempo a este novo passatempo e dessa forma desfrutar muito mais.
Já imaginou a satisfação que será comer aquilo que plantou ou semeou? Vai poder saborear legumes frescos acabados de sair da sua “mini horta-jardim”.
Mas atenção, apesar de acreditar que esta actividade possa ser desafiante, aconselho-o a não plantar tudo o que aparecer no catálogo de sementes, pois a probabilidade de não conseguir dedicar-se a todas as culturas como desejaria será grande. Escolha algumas plantas consoante o seu tempo livre, e depois, quem sabe mais tarde, opta por diversificar mais esta aventura.
Quais as plantas que se adaptam em hortas em varanda?
Escolha hortícolas de pouca “envergadura”, que se adeqúem melhor ao pouco espaço disponível, e que deem a maior produção possível atendendo a estas limitações.
Exemplos: ervilhas, alface,cebola,espinafres,alho-francês…
Estes legumes possuem a vantagem de puderem serem semeados em quantidade(muito próximos uns dos outros) e que depois se vão espaçando à medida que forem consumidos, ficando cada vez maiores os que ficam para o fim para serem colhidos.
No entanto, em função do clima e das condições do terraço ou varanda podem ser cultivados toda a espécie de legumes sendo uns mais específicos que outros atendendo a estação do ano em que nos encontramos.
Outono-Inverno: Acelga, canónigo, rabanete,beterraba,espinafre,funcho,ervilha, brócolo,couve.
Verão: pimento, beringela,tomate,curgete,feijão.
Todo o ano: morango, rúcula, nabo, alface,cenoura.
Fonte: Livro “A Horta-Jardim biológica”de Mariano Bueno e Jesús Arnau.
E então, já sabe por onde começar? Boas sementeiras:)