img

Como plantar alhos na sua horta: saiba por onde começar

/
/
/

Como plantar alhos: saiba como começar

O alho, cuja nome científico é  Allium sativum,  é uma planta bulbosa comestível muito utilizada para fins culinários como medicinais. Esta planta pode atingir até 1,20m de altura e é formada por um  bulbo (daí ser uma planta bulbosa) que contêm vários segmentos, vulgarmente conhecidos por “dentes de alho”. Embora estes últimos sejam os maioritariamente consumidos, as folhas jovens, os caules das flores, as flores, os bulbilhos que surgem junto as flores e as sementes podem também ser incluídos na sua alimentação. Quer saber como plantar alhos na sua horta? Então continue a ler este artigo.

como plantar alhos

Quando, onde e como plantar alhos

Pode sempre optar por escolher semear, mas aconselho sempre a plantar os dentes de alho.  Se está com dúvidas de qual o momento certo para plantar, deve ter em mente que existe duas  estações para plantar os alhos: a Primavera e o Outono/ínicio do Inverno. Talvez já tenham ouvido a frase: “se queres um bom alhal, planta-o pelo Natal”. É certo que os dentes de alho produzidos pela altura da  Primavera são mais pequenos mas possuem um maior tempo de conservação.  No entanto, se plantar alho branco/roxo no Outono/Inverno irá obter um rendimento bastante superior.

A escolha do local apropriado para a sua plantação de alhos é um passo fundamental. O tipo de solo revela-se um factor chave para o sucesso desta cultura. Sempre que possível, escolha um terreno que possua terra “leve e solta”, com pouco calcário e que não necessita necessariamente de ser rica em matéria orgânica.

Outro aspecto que tem de ter em consideração é que esta cultura não gosta de muita humidade, logo, terá de garantir uma boa drenagem do solo. Se optar por incorporar estrume no solo antes da plantação, adicione um que não seja fresco!

Como plantar alhos: algumas informações-chave

Antes de iniciar a sua plantação de alhos, deve ter em atenção alguns factores que podem influenciar a colheita final. Conheça abaixo alguns dos factores que deve ter em consideração.

Clima

Esta cultura pode ser cultivada em diferentes climas dado que existem várias cultivares que se podem adaptar a diferentes situações climáticas. No entanto, regiões que sejam demasiadamente quentes ou demasiadamente chuvosas não são as mais adequadas.  O ideal é garantir um clima que esteja no meio-termo,  sendo fundamental que exista  um período de frio( quando os bulbos estão a forma-se) , com temperaturas entre 0°C e 15°C, para estimular a formação dos bulbos.  Se as temperaturas estiverem demasiado altas, as plantas não formas os bulbos.

como plantar alhos

Luz solar

Deve escolher uma cultivar que esteja adaptada ao fotoperíodo (número de horas de luz) da sua região. Dado que existem muitas cultivares  adaptadas a diferentes fotoperíodos e condições climáticas,  deve informar-se sobre quais as melhores cultivares adaptadas à plantação da sua região. Garanta que o alho receba algumas horas de luz solar direta.

Solo

O alho, tal como referi anteriormente, não é um cultura muito exigente quanto ao tipo de solo, podendo ser plantado em solos pouco férteis e com pouca disponibilidade de azoto.

Idealmente, escolha um solo leve e bem drenado.  Quanto ao pH, este deve estar idealmente localizado entre  5,5 a 8,3 .  Caso o seu solo seja argiloso, plante o alho em camalhões.

Rega

Numa fase inicial, deve regar o alho com frequência para garantir o crescimento da planta.  Como o desenvolvimento da cultura, diminuía a  frequência das regas, suspendendo-a cerca de 10 a 20 dias antes da colheita.

Como plantar alhos

 Depois de seleccionar dentes de alho de uma “cabeça de alho”, enterre-os com  cerca de 4cm de profundidade. Deixe os dentes de alho espaçados pelo menos 15 cm e 25 cm entre linhas (camalhões).

Depois de plantar, os alhos podem demorar até 8 meses a estarem prontos a serem colhidos. Um sinal de que está a ficar no ponto para ser colhido é quando as suas folhas começam a ficar murchas. Depois de colhidos e para que sequem bem, limpe-os e deixe-os ao sol por algum tempo.

Tenha em consideração que é muito importante fazer rotação de culturas. Dessa forma, e durante pelo menos 2 anos, não plante alho, cebolas ou alho-francês na parcela de terreno que escolheu para esta cultura.

Para garantir que os alhos se conservam bem, una várias cabeças de alho com fios de ráfia e coloque-os num local com temperaturas  entre os 12 e os 15ºC.

como plantar alhos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar