Domingo, Março 3, 2024

ASAE apreende 13 toneladas de azeitona furtada em toda a região do Alentejo

Fonte: Agricultura e Mar

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu em Mourão 13 toneladas de azeitona, proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo. O furto foi avaliado em 16 mil euros.

A apreensão surgiu na sequência de uma investigação criminal que a ASAE realizou hoje, 10 de Janeiro, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, que levou a uma acção de fiscalização direccionada a uma Unidade Industrial receptora de azeitona no concelho de Mourão.

“Durante a acção verificou-se no operador económico existência de 13 toneladas de azeitona, a qual é proveniente de diversos furtos ocorridos em toda a região do Alentejo. Da acção resultou a instauração de um processo-crime, pelos ilícitos de furto e receptação e a apreensão de 13.000 Kg de azeitona, avaliada no mercado em mais de 16.000 euros. Foi apreendida diversa documentação indiciária da prática dos crimes em questão”, refere um comunicado de imprensa da ASAE.

Da investigação resultou também a identificação dos diversos autores materiais dos ilícitos criminais detectados, bem como, de alguns lesados com a prática desses furtos. A acção contou com a colaboração de segurança dos elementos da Guarda Nacional Republicana de Mourão.

A ASAE garante que “continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos