Domingo, Março 3, 2024

Azeites portugueses conquistam 9 medalhas no Canada International Olive Oil

Fonte: Agricultura e Mar

Os azeites portugueses conquistaram 9 medalhas no Canada International Olive Oil 2023, o concurso de azeite de maior prestígio no Canadá. Em concurso estiveram marcas de azeite virgem extra de empresas, cooperativas, explorações olivícolas e lagares.

Os vencedores são:

  • Gallo Special Selection Extra Virgin Olive Oil (platina);
  • Gallo Bio Extra Virgin Olive Oil (platina);
  • Acushla Gold Edition (ouro);
  • Gallo Classico Extra Virgin Olive Oil (ouro);
  • Gallo Ancestral Extra Virgin Olive Oil (ouro);
  • Gallo Late Harvest Extra Virgin Olive Oil (ouro);
  • Gallo Reserva Extra Virgin Olive Oil (prata):
  • Azeite Porca De Murça Cobrançosa (prata);
  • Valle Pradinhos Organic Evoo Pdo Azeite de Trás-Os-Montes (prata).

Gallo Bio Extra Virgin Olive Oil – Prémio Qualidade – Platina

Fundada em Portugal em 1919 por um visionário chamado Victor Guedes, Gallo é sinónimo da alma e da tradição portuguesas, que se renovam ao longo do tempo. Hoje, é a primeira marca portuguesa de azeite no Mundo, e a terceira no ranking mundial. Trabalha directamente com os produtores, os lagares, investigadores e blenders para aprender todos os dias mais sobre o azeite e assim, melhorar constantemente a qualidade de todos os seus produtos.

A crescente preocupação com questões relativas à segurança alimentar levou a que a Victor Guedes, a fábrica dos azeites Gallo, obtivesse a certificação FSSC 22000. Esta é uma norma reconhecida internacionalmente pelo Global Food Safety Iniciative (GFSI) e pela European Co-operation for Accreditation (EA), onde são definidos requisitos para um sistema eficaz de Gestão da Segurança Alimentar, baseando os seus princípios no Sistema HACCP do Codex Alimentarius, ISO 22000 e especificações de pré-requisitos por sector de actividade.

Gallo Special Selection Extra Virgin Olive Oil – Prémio Qualidade – Platina

Da selecção de azeitonas com diferentes perfis, ao longo de toda a colheita, nasce este azeite. Complexo, harmonioso e equilibrado em sabor e aroma.

Gallo Classico Extra Virgin Olive Oil – Prémio Qualidade – Ouro

É o sabor original do azeite Gallo, uma balanceada combinação de sabores e aromas. Com um perfil equilibrado de frutado, amargo e picante, e moderadas notas de doce, é ideal para adicionar harmonia e confiança na preparação dos pratos mais variados.

Gallo Ancestral Extra Virgin Olive Oil – Prémio Qualidade – Ouro

Um azeite de sabor equilibrado e harmonioso com notas de frutos maduros. Produzido com azeitonas de olival tradicional, método milenar de cultivo das oliveiras. Um verdadeiro tributo aos rituais ancestrais e a produção familiar do azeite. Óptima opção para quem busca enriquecer experiências gastronómicas.

Gallo Late Harvest Extra Virgin Olive Oil – Prémio Qualidade – Ouro

Da colheita das azeitonas amadurecidas, nasce este azeite. Suave, adocicado e com notas de frutos secos. Doçura e suavidade reveladas num sabor único.

Acushla Gold Edition – Prémio Qualidade – Ouro

A Acushla nasceu da paixão de um homem, da força de uma emoção que permitiria que várias gerações de uma mesma família se unissem em torno do negócio do azeite. A oliveira, pela sua beleza, espiritualidade, resistência e longevidade, sempre fascinou Joaquim Moreira, empresário da moda e têxtil, que, tendo passado a maior parte da sua vida profissional nas grandes metrópoles, decidiu acalentar um projecto alternativo estritamente ligado à natureza.

Acushla é uma palavra de origem celta que significa “batida do meu coração”. A escolha do nome surgiu da procura de uma expressão única capaz de traduzir todo o conceito e emoção associados a este projecto que se materializou em 2006. Foi na Quinta do Prado, Vila Flor, situada na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, que Joaquim Moreira, depois de muito esforço no estudo de zonas com elevado potencial para a produção de azeite em Portugal, encontrou o local ideal para a produção um excelente azeite.

Esta herdade, com 14 hectares de oliveiras centenárias e 200 hectares de oliveiras novas, tem no total cerca de 70.000 oliveiras. Quando atingir a maturidade a produção esperada de azeite será de cerca de 350.000 litros, tornando-se numa das maiores áreas de produção biológica da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Sendo a preocupação ambiental e a sustentabilidade um dos pilares da Acushla, elegeu a agricultura biológica, onde o crescimento das oliveiras é conduzido com o maior respeito pelos procedimentos estabelecidos de produção biológica, previsto pela legislação europeia e americana.

Azeite Porca De Murça Cobrançosa – Prémio Qualidade – Prata

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (CAOM) é uma cooperativa de produtores que se dedica à recepção, extracção, armazenamento e comercialização do azeite, prestando alguns serviços de apoio aos seus agricultores. Com a produção sustentada no olival dos montes tradicionais, aliada ao microclima do concelho de Murça (transição entre terra e terra fria-quente transmontana), reúnem-se as condições necessárias para a produção de um produto com identidade própria e distinta.

O negócio da CAOM centra-se na comercialização de azeite de elevada qualidade, estando inserido na Denominação de Origem Protegida “Azeite de Trás-os-Montes”, distinguindo-se pelos seus produtos ímpares, com características únicas e valorizadas pelos consumidores dos seus produtos.

Gallo Reserva Extra Virgin Olive Oil – Prémio Qualidade – Prata

Há qualidades reservadas a alguns e há a qualidade do Gallo Reserva, um azeite especial criado especialmente para todos. Um azeite com uma personalidade forte, pela combinação de aromas e sabores ricos e persistentes. Amargo e picante, com notas de frutado.

Valle Pradinhos Organic Evoo Pdo Azeite de Trás-Os-Montes – Prémio Qualidade – Prata

O Casal de Vale Pradinhos é uma exploração agrícola com 450 ha., estabelecida em 1913 e propriedade da família Pinto de Azevedo desde então. Os vinhos ali produzidos são uma combinação de castas indígenas como a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Malvasia Fina, e reputadas castas internacionais, nomeadamente Cabernet Sauvignon, Gewürztraminer e Riesling.

Maria Antónia Pinto de Azevedo Mascarenhas, bisneta do fundador Manoel Pinto de Azevedo, é a actual proprietária do Casal de Vale Pradinhos. Tem vindo a implementar a sua visão nos vinhos que aqui se vinificam desde que assumiu o controlo da propriedade em 1994. A sua filha, Maria, será a 4ª geração de mulheres directamente envolvidas na gestão da propriedade.

Saiba tudo sobre o Canada International Olive Oil 2023 aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos