Segunda-feira, Abril 22, 2024

Centenas de estudantes do básico e secundário participam em Mostra dedicada à microbiologia

 Microcosmética, biomateriais no combate às feridas crónicas, há vida no solo, gastronomia molecular ou BioArte – Leveduras como não as conhecemos. Estas são algumas das 25 experiências com microrganismos que os mais de 800 estudantes do ensino básico e secundário vão poder ver e experienciar! A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo, assinalado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se já no dia 15 de setembro, entre as 10h e as 17h, no campus Porto. Uma iniciativa gratuita que se destina a estudantes do ensino básico e secundário.

 Pretendemos com esta iniciativa dar a conhecer os vários exemplos práticos de quanto os micróbios, embora invisíveis a olho nu, fazem parte integrante da nossa alimentação, ambiente e saúde,” salienta Joana Barbosa, investigadora e membro da organização desta iniciativa, acrescentando “como exemplo temos: as células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo, sendo que o resto são microrganismos.

Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, sublinha “enquanto faculdade temos a missão de contribuir para a literacia científica junto dos mais novos, proporcionando-lhes momentos como estes em que podem experimentar  e ouvir os nossos estudantes, investigadores e cientistas a falar sobre, neste caso, o importante papel dos microrganismos em tantas áreas.

Durante um dia, os estudantes vão ter a oportunidade de participar em mais de 25 experiências tais como: usar biomateriais no combate às feridas crónicas, onde será possível fazer uma aplicação prática de biomateriais como auxiliares na cicatrização e proteção de feridas crónicas contra infeções microbianas; organizar o frigorífico, onde os alunos irão aprender a maneira mais correta de organizar o frigorífico para evitar que os alimentos sejam contaminados e se estraguem; visualizar o microbioma humano da pele, nomeadamente das mãos e observação de placas onde cresceram bactérias das mãos de crianças; observação de bactérias e aprender sobre resistência a antibióticos e distinguir entre bactérias boas e más;; gastronomia molecular, onde será feita a encapsulação de probióticos para utilização em produtos alimentares; atividade com iogurtes e queijos, em que os alunos irão aprender sobre quais os microrganismos benéficos para a saúde e probióticos, que ao mesmo tempo são “produtores” de alimentos ou ainda aprender a identificar a presença de microrganismos em diversos ambientes através de alterações do pH e como estas alterações podem ser benéficas para a produção de alguns produtos alimentares.

Este evento contará ainda com o patrocínio de empresas cujo dia-a-dia envolve processos tecnológicos ligados à microbiologia: a maiKombucha trará as suas bebidas e explicará o processo de produção das mesmas, enquanto que a RDD Textiles mostrará o seu processo inovador de tingimento de tecidos.

 

A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, que em 2022 juntou mais de 500 estudantes, realiza-se a 15 de setembro, entre as 10h e as 17h, no campus Porto. Um evento gratuito de inscrição obrigatória:

https://esb.ucp.pt/pt-pt/sobre/comunidade/dia-internacional-do-microrganismo

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos