Uma vez que estamos em Novembro chegou a altura de semear ervilhas. A pensar nisso, e porque sei que esta cultura é muito apreciada por várias pessoas e usada nos mais diversos pratos culinários, neste artigo trago-vos algumas informações-chave para aprender a semear ervilhas e posteriormente, saber cuidar delas da melhor forma.

semear ervilhas

Saiba mais sobre esta cultura de outono-inverno

As ervilhas são desde há muito tempo utilizadas um pouco por todo o mundo desde que foram descobertas no continente asiático. Dado que são muito ricas nutricionalmente, em proteínas, minerais e vitaminas desde cedo começaram a ser introduzidas na gastronomia, mas não só.

Quem não se lembra de nas aulas de genética, onde abordando o tema do melhoramento genético, as ervilhas eram utilizadas como exemplo para explicar as leis da hereditariedade por Gregor Mendel? Que saudades do tempo de estudante! Oh tempo volta para trás! :p

Adiante.

As ervilhas são normalmente consumidas em vagem ou em grão verde ou seco, podendo também as suas folhas serem utilizadas em saladas ou até como geminados (algo que está cada vez mais usual numa alimentação mais rica em proteína.

quando semear ervilhas

As ervilhas são caracterizadas por serem uma planta anual (também conhecida como ervilheira) que pertence à família das Fabáceas.

O seu nome científico é Pisum sativum L., é trepadeira, composta por folhas compostas que terminam em gavinhas, produzindo no final do seu ciclo de cultivo, as vagens ( o fruto.

As suas raízes são aprumadas e com pouca profundidade, estabelecem uma simbiose com a bactéria rizóbio, originando pequenos nódulos que auxiliam no processo de fixação atmosférico, sendo muitas vezes usada por adubo verde dada a sua capacidade de melhorar e enriquecer o solo.

As ervilhas podem atingir alturas consideráveis (até 3m, dependendo da variedade). Existem também as variedades rasteiras ou anãs e as trepadeiras. No caso de serem trepadeiras, necessitará de tutores onde se agarrará através das gavinhas.

Existem variedades de ervilhas de ciclo curto (precoces), semi-precoces e até variedades mais tardias.

Saiba quando semear ervilhas

Tal como escrevi no ínicio deste artigo, Novembro e os meses que se seguem são ótimas alturas para semear ervilhas. No entanto, pode também semear ervilhas desde o início da primavera até meados do verão.

Condições de cultivo favoráveis para semear ervilhas

Se quer cultivar ervilhas, saiba que esta cultura gosta de solos com uma boa drenagem, textura e pH ligeiramente ácido. Esta cultura precisa de algumas horas de sol por dia pelo que a exposição solar é uma condição de cultivo que deve garantir. As ervilhas gostam de solos leves, soltos e permeáveis.

quando semear ervilhas

Como semear ervilhas: algumas informações-chave

Mais uma vez destaco a importância de uma boa preparação do solo antes de decidir semear ervilhas. Dado que as ervilhas gostam de solos férteis e como uma boa quantidade de matéria orgânica, pode ser uma boa ideia aplicar estrume ou composto oriundo do seu compostor no solo onde vai semear ervilhas.

Remova qualquer vestígio de culturas anteriores bem como pequenas pedras e plantas infestantes.

Para semear ervilhas, faça-o em linhas que distem pelo menos 45 cm umas das outras ( nas variedades rasteiras) e pelo menos 65 cm nas variedades trepadeiras.

As sementes devem ser colocadas no solo a uma profundidade de pelo menos 5 cm, distanciando-as umas das outras na linha pelo menos 7 cm.

Não se esqueça que se optar por semear ervilhas de trepar deve colocar tutores para auxiliar o seu crescimento, podendo utilizar para o efeito restos de lenha de poda das árvores do seu jardim ou pomar.

É importante diz que, quando as ervilhas emergirem e nos dias seguintes, é grande a probabilidade de serem atacadas por pássaros uma vez que são bastante tenrinhas. Para minimizar possíveis danos, compre ou contrua uma rede anti-pássaro.

No que diz respeito à rega, é importante que garanta que não falta água às suas ervilhas especialmente nas fases mais críticas como a fase da floração e a fase do enchimento do grão.

Quando é que as ervilhas estão prontas a colher?

Se pretende comer as vagens ( ervilha de quebrar ou ervilha torta), deve comer as vagens das suas ervilhas quando as sementes do seu inteior ainda não estiverem completamente desenvolvidas.

Caso queira apenas consumir o grão, a chamada ervilha-de-debulhar, no momento da colheita as sementes devem estar completamente desenvolvidas, com uma tonalidade verde e sabor ligeiramente adocicado.

Se tiver optado por uma variedade precoce, as ervilhas terão prontas a serem colhidas cerca de 85 dias após a sementeira.

Se tiver optado por uma variedade de ervilhas mais tardia, apenas pode efetuar a colheita cerca de 130 dias depois ter semeado esta cultura.

Pode também querer utilizar os rebentos das ervilhas para elaborar saladas dado que por serem extremamente precoces e tenros, deve colhe-los quando tiverem cerca de 10 a 12 cm de altura.

Pode ainda haver a opção de colher as ervilhas quando atingirem a sua maturação completa, de forma a consumir este grão em seco. Neste caso, apenas devem colher as vagens quando as vagens estiverem completamente secas, bem no final do ciclo vegetativo desta cultura.

Espero que as dicas deste artigo tenham sido úteis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here