Quinta-feira, Abril 18, 2024

DGAV publica edição de 2024 do Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas

Fonte: Agricultura e Mar

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária publicou online a edição de 2024 do “Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas”, o qual contém a lista de variedades que foram objecto de ensaios realizados no território nacional e cumpriram todos os requisitos para a sua inscrição.

Explica a DGAV naquele Catálogo que “para as espécies agrícolas e hortícolas que se encontram reguladas, só é admitida a produção, certificação e comercialização de semente de variedades inscritas nos Catálogos Comuns de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas ou no Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas (CNV)”.

Os Catálogos Comuns constituem o somatório de todas as variedades que são inscritas nos catálogos nacionais dos Estados-membros da União Europeia (UE) e uma vez aí inscritas as suas sementes podem ser produzidas e comercializados em todo o território da União.

As variedades de conservação são sujeitas a restrições relativas à produção de semente e respectiva comercialização atendendo às suas regiões de origem.

Além da DGAV, estão também envolvidas na realização destes ensaios, os serviços de agricultura regionais, incluindo das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Anseme — Associação Nacional de Produtores e Comerciantes de Semente, a Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo e a Escola Superior Agrária de Beja.

Após conclusão dos ensaios obrigatórios, a proposta de inscrição no CNV é submetida a apreciação ao Conselho Técnico da Protecção da Produção Agrícola cabendo ao Director-geral da Alimentação e Veterinária a respectiva decisão final.

Pode consultar o Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos