Quinta-feira, Maio 23, 2024

INE prevê boas produções forrageiras diminuindo necessidades de ração animal

Fonte: Agricultura e Mar

“O contributo dos fenos, silagens e rações industriais na alimentação dos ruminantes regressou à normalidade, depois de dois anos de seca, situando-se, neste momento, dentro dos parâmetros normais. Prevêem-se ainda boas produções forrageiras, o que certamente permitirá equilibrar as necessidades de suplementação com rações”, refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2024 do Instituto Nacional de Estatística (INE).

E adianta que as condições meteorológicas têm sido muito benéficas para o desenvolvimento vegetativo das pastagens temporárias e permanentes (semeadas e naturais), bem como das culturas forrageiras anuais, em particular do azevém.

“De facto, as temperaturas amenas, associadas à precipitação ocorrida em Março, promoveram o adiantamento do estado fenológico das plantas e, consequentemente, o aumento da produção de matéria verde disponível para os efectivos pecuários em pastoreio, permitindo a boa recuperação após consumo, a diversificação da alimentação natural (com impacto positivo nas disponibilidades alimentares das explorações em regime extensivo) e, simultaneamente, a perspectiva de aumento de alimentos conservados, essenciais à alimentação dos efectivos em épocas de carência”, acrescentam os técnicos do INE.

No entanto, realça que “existem pontualmente áreas encharcadas, em que as plantas sofrem de asfixia radicular, e que por essa razão apresentam um mau estado vegetativo”.

Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2024 aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos