Quinta-feira, Maio 23, 2024

Life WolFlux entrega 101 cães a produtores de gado a Sul do Douro para mitigar conflitos com lobo-ibérico

Fonte: Agricultura e Mar

A equipa da Rewilding Portugal, desde 2020, tem gerido um programa de cães de gado, fornecendo cães gratuitamente aos produtores locais para que possam proteger melhor as suas ovelhas, cabras, vacas, porcos e cavalos da predação por lobos ibéricos. O programa atingiu agora um marco impressionante, tendo o 101.º cão sido recentemente entregue a um proprietário de gado.

Embora o programa tenha atingido o seu objectivo de 100 cães, a equipa entregará mais alguns cães, no âmbito da iniciativa Life WolFlux. O programa complementa os esforços da equipa da Rewilding Portugal para aumentar a disponibilidade de presas naturais para os lobos através do reforço das populações locais de corços.

O projecto Life WolFlux, um programa de cães de gado levado a cabo pela Rewilding Portugal, acaba de entregar o 101º cão a um produtor local. Ao reduzir a predação do gado, o programa irá apoiar a recuperação do lobo ibérico, em perigo e ecologicamente importante

“Hoje, muitas populações de lobo na Europa estão em crescendo, o que é uma óptima notícia porque estes predadores fundamentais ajudam a restaurar a saúde e a funcionalidade da natureza selvagem. No entanto, o regresso desta espécie icónica e ecologicamente importante coloca desafios, incluindo o aumento do risco de predação do gado. Uma das melhores formas de minimizar essa predação, e assim melhorar a coexistência entre humanos e lobos, é reforçar as medidas de protecção dos animais”, refere uma nota de imprensa da Rewilding.

Marta Vieira, veterinária ligada à equipa da Rewilding Portugal, responsável pela selecção, integração e acompanhamento da evolução dos cães, está satisfeita com o desenrolar do programa. “Embora os cães não tenham impedido completamente os ataques de lobos, muitos produtores não sofreram um único ataque desde que receberam um cão. De um modo geral, os cães de gado são eficazes. Reduzirão, sem dúvida, a predação por parte dos lobos ibéricos e ajudarão os produtores a conviver com eles, o que é bom tanto para as pessoas como para a natureza”.

Medida proactiva

Os estudos estimam que a população portuguesa de lobo ibérico (uma subespécie de lobo cinzento) totalize actualmente entre 250-300 animais, dividida em duas pelo  Rio Douro Douro. Enquanto a subpopulação a Norte do  Douro é maior e mais estável, a Sul do rio existem apenas algumas alcateias dispersas.

A falta de presas naturais, como o corço, faz com que estas alcateias não tenham outra opção senão atacar o gado, o que provoca conflitos com os agricultores e resulta frequentemente na perseguição do animal, realça a mesma nota.

E adianta que, embora alguns proprietários de gado a Sul do Douro ainda usem cães de guarda, a tradição extinguiu-se em muitas áreas – especialmente naquelas onde os lobos são raramente vistos. “Mas com a equipa da Rewilding Portugal a trabalhar para apoiar o regresso do lobo, incorporar cães de guarda com o gado em áreas onde os lobos podem regressar é uma medida pró-activa que pode evitar problemas de coexistência”.

© Staffan Widstrand/Rewilding Europe

Os cães envolvidos no programa de cães de gado são entregues aos proprietários de gado enquanto cachorros, provenientes de ninhadas de cães de gado existentes. Isto permite-lhes serem integrados em rebanhos e manadas e criarem uma forte ligação com os animais que devem proteger. Os cães são das raças Serra da Estrela ou Cão de Gado Transmontano – ambas tradicionalmente utilizadas como cães de gado em Portugal.

Os produtores que receberam os cães estão sediados nos distritos da Guarda,  Aveiro e Viseu, com um no distrito vizinho de Castelo Branco. Por vezes, membros da equipa da Rewilding Portugal oferecem um cão a um produtor que tenha sofrido um ataque de lobo, ou que esteja em risco de sofrer um, por vezes são os produtores que abordam a equipa depois de terem ouvido falar do programa, frisa a mesma nota.

Comida para o cão durante um ano

Para além de receberem um cão gratuitamente, recebem comida para o cão durante um ano, enquanto a Rewilding Portugal cobre os custos veterinários e de seguro de cada cão durante dois anos. A equipa também fornece também apoio e aconselhamento para garantir que os cães se integram bem com o gado.

Para entender melhor as atitudes das pessoas em relação ao lobo ibérico a Sul do  Douro – e informar medidas para apoiar a existência e o retorno do animal – a equipa da Rewilding Portugal realizou um estudo de oito meses sobre as atitudes do público, que terminou em Abril de 2020. Quase metade dos entrevistados mostrou-se aberta a viver ao lado dos lobos, mas apenas sob certas condições, incluindo uma melhor protecção do gado.

“O programa ajudou-nos realmente a criar um envolvimento com os produtores locais e a aumentar o perfil do rewilding e da Rewilding Portugal”, diz Marta Vieira. “Inicialmente, muitos produtores da área abrangida pelo programa estavam cépticos em relação ao uso de cães de guarda para proteger o gado. Mas quando começaram a ver como funciona bem, começaram a pedi-los. A opinião das pessoas sobre a eficácia dos cães de guarda tornou-se definitivamente mais positiva”.

A iniciativa Life WolFlux é financiada pela Comissão Europeia através do seu programa LIFE e co-financiada pelo Programa ELP. A iniciativa LIFE LUPI LYNX é também financiada através do programa LIFE, com o co-financiamento da Rewilding Europe.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos