Domingo, Março 3, 2024

Prémio Ecotrophelia Portugal 2024 tem candidaturas abertas até 22 de Maio

Fonte: Agricultura e Mar

A 8ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal, competição organizada pela PortugalFoods que distingue o empreendedorismo no sector agroalimentar, quer encontrar novos produtos alimentares, criativos, inovadores e sustentáveis, pensados e desenvolvidos por jovens universitários. As candidaturas decorrem até 22 de Maio.

O Prémio Ecotrophelia Portugal 2024 desafia jovens universitários a desenvolverem um produto alimentar eco-inovador, sustentável, com o objectivo de promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no sector agroalimentar. Até 22 de Maio, equipas multidisciplinares, compostas por estudantes e investigadores do sistema científico e tecnológico nacional, podem apresentar as suas propostas de projectos no site do prémio (aqui). Os produtos finalistas serão apresentados na Competição Nacional e o vencedor representará Portugal, a nível europeu.

O produto alimentar a desenvolver deverá ser inovador e sustentável desde o conceito, passando pela formulação, modo de produção, packaging e pela estratégia de marketing e comercial, sem esquecer as dimensões nutricional e sensorial.

Spirulife

Na edição passada, o grande vencedor foi a equipa Spirulife, constituída por estudantes de Biotecnologia Alimentar da Universidade de Aveiro, que deram a conhecer ao júri do Prémio os seus gressinos verdes e em espirais, que unem brócolos, spirulina (microalga rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes) e flor de sal de Aveiro, incorporando igualmente sementes de chia.

Os Spirulos, 100% veganos, saudáveis e preparados no forno, aproveitam o brócolo na totalidade, evitando o desperdício alimentar, e o seu processo industrial tem preocupações de sustentabilidade, utilizando menos água na confecção – factores que pesaram na escolha do júri.

Este ano, a PortugalFoods volta a lançar o desafio aos jovens universitários, que, ao longo do processo, terão a oportunidade de aceder a uma formação de 12 horas para o desenvolvimento do projecto e respectivo plano de negócios, fruto de uma colaboração entre a organização europeia e o EIT Food. O curso já se encontra disponível no site do Ecotrophelia Portugal.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos