Tudo o que precisa saber para semear no seu jardim

Autora do artigo: Rosa Moreira, promotora do site A Cientista Agrícola

Quer semear algo no seu jardim?- este artigo é para si!

A semente  caracteriza-se por ser um embrião da planta que se encontra dentro de uma capa protectora,  onde no seu interior estão cumulativamente   todas as substâncias  que garantem a sua adequada nutrição.De facto, existe uma grande variedade e tamanhos de sementes existentes, verificando-se uma expressiva diversidade  dentro da mesma espécie e entre espécies distintas. É fundamental ter em atenção que condições desfavoráveis, como por exemplo falta de precipitação, oscilações de temperaturas, presença de  fungos do solo, e outras pragas, diminuiem a percentagem de germinação das sementes, influenciando o sucesso da sementeira e do consequente crescimento e desenvolvimento das plantas. Para compensar este problema é fundamental que as plantas produzam de forma expressiva sementes para garantir uma maior probabilidade de continuação de cada espécie. O objectivo deste artigo é garantir o sucesso da sua sementeira e da forma como vai semear ,explicando-lhe todos os conceitos fundamentais para fazer um bom trabalho. Aprenda a semear no jardim com este artigo.

semear jardim

Fonte da imagem:Casa e decoração – Uol

Locais onde pode semear no seu jardim ou horta

Dependendo do tipo de sementes e das suas caracteristicas , pode efectuar a sua sementeira em diversos locais, entre eles:

  1.  No solo (cenouras, couves, alfaces, etc.).
  2.  No solo sob proteção (neste caso específico, as sementes necessitam de  uma temperatura mais elevada para germinarem (exemplo:tomateiros).
  3. Em vasos
  4. Tabuleiros com alvéolos (estes devem ser colocados em estufas ou em casa num local mais quente, no caso das espécies mais delicadas sendo as plantas posteriormente  transplantadas  para o solo ou para vasos maiores.

Dica: As saquetas de sementes que compra em centros de jardinagem  ou  outras lojas especializadas que vendam produtos de jardim,  incluem instruções precisas sobre os períodos de sementeira ideais. É muito importante que tenha em conta  que as sementes perdem a sua capacidade de germinar com o tempo, pelo que não se recomenda que as mesmas sejam semeadas se tiverem vários anos ou fora do período recomendado pois certamente irá comprometer fortemente os resultados.

como semear relva no jardim

Fonte da imagem: Dreamstime

TIPOS DE SEMENTEIRA que pode efectuar no seu jardim ou horta

Antes de fazer a sementeira, é fundamental que prepare o solo, mobilizando o solo  para provocar  o arejamento, deixando-o posteriormente liso e livre de pedras. Existem essencialmente 4 tipos distintos para semear:

1. Sementeira a lanço 

Consiste em distribuir as sementes da forma mais homogénea possível numa grande superfície de solo. Esta operação pode ser efetuada com um semeador (em grandes áreas) ou à mão. Verifica-se que através deste tipo de sementeira é mais facilmente observado “falhas” no solo que não são semeadas devido à acumulação de sementes em certos sítios em detrimento de outros (método mais impreciso e heterogéneo quando comparado com a sementeira à linha).

(Exemplo: relva, prado de flores, ente outros)

como semear grama no jardimFonte da imagem:Trumbuctu

2.  A sementeira em sulcos

Utiliza-se sobretudo para as culturas hortícolas. Pode-se recorrer a um cordel e posteriormente tracear um sulco com o comprimento desejado. A profundidade do sulco depende do tamanho da semente e por essa razão pode variar muito. Quanto mais pequenas forem as sementes, deve-se garantir que fiquem mais à superficie, não sendo enterradas. Para semear  correctamente deve repartir as sementes regularmente nos sulcos. Seguidamente, cubra as sementes com terra e regue posteriormente depois recorrendo a uma pulverização fina.

flores para semear no jardim

Fonte da imagem:Dreamstime

3. A sementeira em “buracos” no seu jardim ou horta
Utiliza-se para sementes de dimensões mais consideráveis tais como feijões, pepinos, melões, etc.  Para semear desta forma deve traçar uma linha no solo com um cordel e fazer buracos, depositando de 3 a 5 sementes. A distância a que deve deixar os  buracos no solo vai depender de cada espécie. Após este processo,cubra as  sementes e regue-as seguidamente.

o que semear no jardim em outubro

 

Fonte da imagem:Compo4.A sementeira em vasos ou tabuleiros

Primeiramente, deve escolher  um bom substrato para a sementeira. Posteriormente, coloque no fundo do vaso uma camada uniforme de um material drenante e em seguida encha-o com o substrato. Semeie as sementes  tendo em atenção que, no caso da sementeira em sulcos, a profundidade de sementeira é proporcional ao seu tamanho. Finalizando esta etapa, cubra as sementes com uma camada de substrato e regue-as recorrendo a um pulverizador. Pode optar por colocar o vaso numa estufa ou num compartimento com luz e temperatura amena. Cumulativamente, pode cobrir os vasos  ou tabuleiros com um plástico ou uma placa de vidro.  No optar por fazer esta dica, deve ter o cuidado de ventilar a sua miniestufa diariamente,  para evitar que o ambiente fechado favoreça o apodrecimento das sementes.

Dica: As sementes grandes costumam ter um longo período de tempo de repouso, devido à casca grossa que as envolve e que dificulta a germinação. Para melhorar este aspecto,  opte por submergir as sementes durante 24-72 horas em água morna, para amolecer a casca e facilitar a germinação.

o que semear em agosto no jardim

Fonte da imagem:Projeto das 100 mil árvores

Cuide do seu jardim e horta: Faça a manutenção adequada das suas sementes

Para que tudo corra bem, regue as sementes regularmente em forma de chuva fina ou pulverização. Deve ter em atenção que a falta ou o excesso de água podem comprometer todo o desenvolvimento das plantas do seu jardim. Caso efectue a  sementeira no solo deve eliminar as plantas infestantes para garantir que plântulas se desenvolvam corretamente.  Caso tenha aplicado uma densidade de sementeira elevada, deve proceder ao seu desbaste e transplanta-las para outro tabuleiro ou vaso pequeno.

Como proceder ao desbaste?
Deve eliminar as plantas mais “fracas” e  que crescem demasiado próximas umas das outras, sendo a  distância a que se efectua o  desbaste dependente da espécie.

 semear relva jardim

Fonte da imagem:VIDA FELIZ: na Horta

Quando transplantar?
Efectua-se um transplante de plantas quando estas são transferidas para um  novo substrato ou para o local definitivo.
Deve iniciar este procedimento a partir do momento em que a planta tenha dois pares de folhas desenvolvidas, correspondendo a uma fase em que a planta ainda é frágil.  Para minimizar danos, utilize um garfo para não destruir as raízes. Recorrendo a um lápis elabore um orifício profundo e coloque a planta dentro dele, não se esquecendo que  a raiz deve ficar reta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *