img

Dica da Cientista Agrícola: Como escolher/comprar couves para a ceia de Natal

/
/
/

Autora do artigo: Rosa Moreira, promotora do blog A Cientista Agrícola

O papel da couve na consoada de Natal

As couves são hortícolas essenciais para compor qualquer prato. Principalmente no Natal, são muitos os portugueses que não  dispensam este produto agrícola  à mesa da Consoada.

Por essa razão, as couves têm presença obrigatória nas listas de compras, juntamente com muitos outros ingredientes tradicionais,  tais como o bacalhau, o peru, o polvo e as batatas.

No hora de comprar couves no mercado ou escolher alguma da sua horta são muitas as dúvidas que surgem.

Será que está boa para se comer? Qual o aspecto que deve ter? As folhas devem ser verde-escuras? Quanto tempo consigo armazená-las no frio para aumentar o tempo de conservação?

Neste artigo, darei algumas dicas para escolher a melhor couve para fazer um “brilharete” no jantar de Natal com a sua família! Quando lhe perguntarem como escolher umas couves tão deliciosas dica que foi a Cientista Agrícola que lhe deu umas dicas 😉

dica agrícola: como comprar couves

1- Opte pelos mercados de produtos portugueses

Caso não tenha a sorte de ter uma horta em casa e não posso colher aquilo que planta (nos dias de hoje isso é um luxo) sugiro que ajude a economia local e opte por comprar os seus hortícolas nas feirinhas de produtos agrícolas perto da sua residência! Nunca é demais salientar que o sector agrícola português só será realmente competitivo se todos nós, portugueses, nos unirmos para dignificar e contribuir para o seu crescimento. COMPRE O QUE É PORTUGUÊS 🙂

dica agrícola: como comprar couves
As feiras locais são sempre um ótimo local para comprar as suas couves para a ceia de Natal.

2-Como verificar a qualidade das couves no momento da compra

Um dos factores que deve ter mais em atenção é a cor das folhas! Por isso, opte sempre por couves com folhas de cor verde-escura.  Por outro lado o caule e as nervuras das folhas devem ser o mais claro possível. Ainda que nos mercadinhos pequenos que vendem este tipo de produtos isto não se verifique, é possível que, em grandes superfícies comerciais na secção dos frescos, as folhas da couve possam ter um revestimento quase ceroso, sendo um estratégia mais natural para afastar os insectos.

dica agrícola: como escolher couves

3- Verifique a firmeza das couves no momento da compra

As couves de melhor qualidade são firmes e frescas. Quanto mais firme for a couve mais fresca ela é, o que garante que tanto o armazenamento assim como o transporte do campo até às bancas de legumes foi feito de maneira correcta. Para testar a sua firmeza, pegue numa ou duas couves e dobre-as um pouco. Se elas forem frescas e firmes tal como disse anteriormente e não forem moles, isso será garantia mais que suficiente que cumprem os parâmetros de qualidade e são uma boa opção de compra. Confie na Cientista Agrícola! 🙂

4- Evite couves amareladas

A perda da cor verde típica das couves (descoloração)  é um sinal de que as couves estão num processo lento de apodrecimento. Embora você possa  queirer cozinhá-las, a compra de uma couve amarelada irá certamente diminuir a qualidade do seu prato.

No entanto, deve ter em atenção que num “ramo” de couves, se apenas existir 1 ou 2 folhas nessas condições não deverá ser motivo para alarme e pode comprá-la.  Evite também couves com muitos buracos pois é sinal que andaram lá pragas que as acharam deliciosas 🙂

dica agrícola: como comprar couve

5- Aprenda a armazenar as couves

Depois das couves compradas, está na hora de armazená-las até ao momento em que serão confeccionadas e ingeridas. Aconselho a que sejam armazenadas em bolsas plásticas no seu frigorífico. Esse método vai garantir que se mantenham frescas e firmes, uma vez que este tipo de bolsas evitam a desidratação das folhas.  As bolsas plásticas são algo deste género:

Fonte: AliExpress.com

Agora muito importante: NUNCA, mas mesmo NUNCA lave as couves antes de as colocar no frigorífico. Se as lavar, elas vão apodrecer muito rapidamente.

6-Antes de as cozinhar

Antes de as cozinhar, deve lavar bem as couves. Se compradas directamente ao produtor agrícola, podem estar em alguns casos ligeiramente sujas quando são colhidas. Portanto, aconselho a que as lavem bem antes de as cozinhar. Pode optar por mergulhar as suas couves numa pia com água e esfregá-las para que seja eliminada toda a sugidade.

E então? Achou este artigo útil? Vai colocar em prática as minhas dicas? Quero saber a sua opinião! Bom Natal 🙂

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar