Alltech lança modelo FEEDS EAT para ajudar produtores pecuários a medir e reduzir a pegada de carbono

0
31

Alinhada com a necessidade de soluções e ingredientes mais sustentáveis para a agricultura e a pecuária, a Alltech E-CO2 desenvolveu o modelo Feeds EATM para ajudar os produtores pecuários e os fabricantes de rações e a medir e a reduzir a pegada de carbono. O Feeds EATM mede o impacto da produção das rações desde o campo até à fábrica, avaliando a pegada de carbono de cada ingrediente e das misturas.


A medição é realizada calculando as emissões de gases com efeito de estufa resultantes da produção das matérias-primas no campo, da transformação na indústria e do uso da energia e dos transportes necessários ao processo de fabrico das rações. O Feeds EATM calcula as emissões a partir de uma base de dados de mais de 300 ingredientes, incluindo matérias-primas, produtos de soja, subprodutos e aditivos.


“Otimizando a sustentabilidade da produção de rações proporcionamos grandes oportunidades a toda a cadeia de abastecimento”, afirmou Ben Braou, diretor geral de negócios da Alltech E-C02, empresa do grupo Alltech. “Utilizando o Feeds EATM, os fabricantes de rações conseguem melhorar ainda mais a sua gama de produtos e a certificação de sustentabilidade dos seus negócios, fornecendo rações com menor impacto no meio ambiente”.
As rações podem contribuir com até 80% da pegada de carbono de uma exploração agropecuária, tendo em conta as emissões diretas da produção, assim como o transporte das rações e as emissões indiretas que provêm do impacto da ingestão das rações pelos animais. Porém, o impacto real depende da espécie e do sistema de produção.
O modelo Feeds EA™ permite otimizar a ração, demonstrando como as alterações na sua formulação podem reduzir a pegada de carbono. Alguns ingredientes contêm uma maior carga de carbono do que outros, pelo que a substituição de ingredientes específicos por outros alternativos, mais sustentáveis, pode ter repercussões relevantes.


“Na Alltech E-CO2 trabalhamos com as fábricas de rações e com os produtores para registar os dados das emissões específicas das rações e aplicá-los no âmbito da exploração através da nossa avaliação certificada”, explicou Braou. “O que aumenta de forma notável a precisão e a oportunidade de medir e mitigar a pegada de carbono ao longo da cadeia alimentar e das rações”.
O modelo Feeds EA™ ajuda os fabricantes de rações a produzir e comercializar rações mais sustentáveis e, dessa forma, permite aos produtores pecuários escolher uma alimentação animal com menor impacto no meio ambiente. Isto é particularmente relevante em mercados focados na proteção do meio ambiente, onde os preços na origem têm em conta a métrica da sustentabilidade.
Os fabricantes de rações ou aos produtores pecuários que usem o modelo Feeds EA™ têm acesso a informação resumida dos cálculos da pegada de carbono das rações, o que lhes permite comparar entre diferentes compostos ou misturas. O relatório inclui a quantidade de ingredientes contidos nas rações, a percentagem de cada ingrediente contido na ração, a respetiva pegada de carbono em percentagem e a percentagem de quilos de CO2 por tonelada, que derivam da desagregação das emissões geradas pelas rações nas diferentes categorias analisadas.
Para mais informações, consulte alltech-e-co2.com


Sobre a Alltech:
Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech é uma empresa de tecnologia de ponta num setor de atividade tradicional, a agricultura. Os nossos produtos melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, resultando em alimentos mais nutritivos para as pessoas, com menos impacto sobre o meio ambiente.
Com experiência em fermentação de leveduras, fermentação em estado sólido e nas ciências da nutrigenómica e metabolómica, a Alltech é líder na produção de aditivos de levedura, oligoelementos orgânicos, ingredientes para rações, pré-misturas e rações.
Com mais de 5.000 colaboradores talentosos em todo o mundo, acreditamos no lema “Trabalhar Juntos para um Planeta de Abundância”. Com a adoção de novas tecnologias, das melhores práticas de gestão agrícola e do engenho humano acreditamos que o mundo de abundância pode ser uma realidade.
A Alltech é uma empresa privada, de propriedade familiar, o que nos permite uma rápida adaptação às necessidades dos nossos clientes e manter o foco na Inovação avançada. Sediada nos arredores de Lexington, Kentucky, EUA, a Alltech tem forte presença em todas as regiões do mundo.

Para mais informações visite www.alltech.com/news ou https://www.facebook.com/AlltechEurope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.