Comercialização de banana da Madeira cresce 18,7% nos primeiros quatro meses de 2024

Fonte: Agricultura e Mar

A comercialização de banana da Madeira cresceu 18,7% no primeiro quadrimestre de 2024, em termos homólogos. Segundo dados fornecidos pela Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), nos primeiros quatro meses de 2024, foram comercializadas 6.623,5 toneladas de banana, mais 1.045,1 toneladas que no período homólogo (+18,7%).

Daquele total, 80,5% foi expedida (78,7% no 1.º quadrimestre de 2023), tendo como principal destino o continente, revela a Direcção Regional de Estatística da Madeira.

Comparativamente ao mesmo período de 2023, todas as categorias registaram incrementos. A banana de categoria extra aumentou 13,1%, a de primeira 62,9% e a de segunda categoria apresentou um crescimento de 12,4%.

De notar que no quadrimestre em referência, a banana extra representou 78,6% do total de banana comercializada, o que compara com 82,5% no período homólogo, equivalendo a uma quebra de quota da extra de 3,9 pontos percentuais.

Abril foi o mês do 1.º quadrimestre de 2024 com maior volume de comercialização de banana (1.956,6 toneladas). Fevereiro constituiu-se como o mês com menos comercialização deste bem agrícola (1.427,6 toneladas), mas, contudo, foi aquele no qual se registou a maior subida homóloga (+44,0%), adianta a Direcção Regional de Estatística da Madeira.

Mais informação aqui.

More like this

como usar o estrume na horta

Como usar estrume na horta: dicas e cuidados

O estrume é um dos fertilizantes orgânicos mais antigos e eficazes na agricultura. No entanto, o seu...
como melhorar a fertilidade do solo

Saiba como melhorar a fertilidade do solo naturalmente

Melhorar a fertilidade do solo é uma das tarefas-chave para qualquer agricultor, seja ele iniciante ou experiente....
ervas aromáticas e medicinais

Dicas para o cultivo de ervas aromáticas e medicinais

O cultivo de ervas aromáticas e medicinais é uma prática antiga e extremamente benéfica, tanto pela sua...