Hit enter after type your search item

Como fazer um canteiro de aromáticas: principais dicas

/
/
/
img

As plantas aromáticas reúnem um grande número de apreciadores e por essa razão, são cada vez mais as pessoas que querem aventurar-se a semear  e plantar ervas aromáticas na esperança de obter bons resultados no momento da colheita. Já experimentou ter um canteiro de aromáticos em casa?

Desengane-se se acha que só podem produzir plantas aromáticas quem tem um terreno de dimensões consideráveis e tem uma vasta experiência nesta temática.

Ter um canteiro de aromáticas é simples e não necessita de grande espaço, podendo fazê-lo numa pequena divisão da sua casa. Neste artigo, vou dar-lhe algumas orientações para também você ter o seu canteiro de aromáticas! Não acredita que pode conseguir fazer esta tarefa com sucesso? Então, leia este artigo até ao fim porque vai certamente mudar de ideias!

Quer aprender a fazer o seu canteiro de aromáticas? Aprenda algumas dicas que deve ter em conta.

canteiro de ervas aromáticas

Canteiro de aromáticas: como começar

Em primeiro lugar, deve garantir que o local escolhido para a instalação da cultura tenha boas temperaturas, boa exposição solar e seja um local arejado.

Por outro lado, para garantir plantas aromáticas bonitas e viçosas, um dos passos fundamentais é assegurar que o solo tenha boa qualidade. Para tal assegure que o solo seja leve, “solto” e poroso o suficiente. Uma das opções mais sensatas para garantir que toda esta experiência corra bem é optar por escolher um bom substrato adequado para este tipo de plantas.

A escolha de um substrato adequado

Deve ter em atenção que quer semeie em vaso ou numa pequena floreira (no caso de ter limitação de espaço) a sua maior preocupação deve ser usar um substrato indicado para aromáticas que retenha água de forma equilibrada e possua na sua composição alguma matéria orgânica para fornecer estrutura, que permita um bom arejamento/ drenagem bem como uma quantidade adequada de nutrientes às plantas. Deve ter também em atenção que, no caso de plantas aromáticas mediterrânicas como o tomilho e o alecrim, pode optar por um substrato mais pobre em matéria orgânica. No caso do manjericão, salsa e coentros a necessidade de matéria orgânica já é mais imperativa. Se achar que o substrato necessita de um complemento superior de matéria orgânica pode ainda adicionar húmus de minhoca.

Por tudo o que referi anteriormente, o substrato SIRO para ervas aromáticas pode ser uma boa opção uma vez que reúne todas as características químicas e físicas que necessita para garantir um bom crescimento e desenvolvimento das suas plantas aromáticas.

canteiro de aromáticas

Depois da sua sementeira, deve preocupar-se em regar periodicamente o seu canteiro de ervas aromáticas, sendo mais incisiva quando o clima é mais quente e seco. Opte sempre porque regar o seu canteiro de aromáticas logo pela manhã. No Inverno, caso as suas floreiras de aromáticas estejam no exterior, transfira-as para o interior da sua casa (para zonas mais secas e quentes) de forma a haver uma maior resguardo e proteção das mesmas.

A escolha dos vasos, um passo necessário!

Se não tiver a possibilidade de ter um terreno para semear as suas ervas aromáticas, usar vasos para este efeito é das opções mais sensatas. Quando falo de vasos incluo neste tópico as floreiras também, uma vez que são excelentes opções para quem quer colocar as suas aromáticas na janela, varanda ou até mesmo na bancada da cozinha (desde que seja um local com luz/local solarengo, arejado e sem muita humidade).

Independentemente da forma dos vasos, o que deve garantir principalmente é que o tamanho destes se adapte ao maior tipo e quantidade de aromáticas possível, permitindo que estas cresçam e se desenvolvam corretamente.

como fazer canteiro de ervas aromáticas

Canteiro de aromáticas: qual o momento certo para a colheita?

É importante que tenha bem presente o momento em que as plantas aromáticas começam a florescer pois é nesse momento que devem ser colhidas, estimulando dessa forma a sua produção.

Caso não o faça, as folhas destas plantas começam a murchar, contribuindo assim para um decréscimo do seu sabor e qualidade. É importante também salientar que o que confere sabor e aroma às ervas aromáticas são os seus óleos, os quais apresentam uma maior concentração na primeira parte do dia. Por essa razão, é na parte da manhã que deve proceder à colheita das suas plantas aromáticas.

Adubação

Se pretender um crescimento mais rápido das suas plantas aromáticas assim como um maior fortalecimento, pode optar por adubar. No entanto, caso tenha usado um bom substrato como o da SIRO na sementeira facilmente pode dispensar este passo. No entanto, caso ainda assim pretenda adubar, opte por compostos orgânicos obtidos a partir de elementos naturais – tais como o produto SIRO Húmus Minhoca.

canteiro de aromáticas

Doenças e pragas nas aromáticas

Tal como em outras plantas, as aromáticas também podem ser atacadas por doenças e pragas que afetam o seu crescimento e desenvolvimento. Embora as plantas aromáticas até sejam resistentes a problemas fitossanitários, caso verifique uma aproximação indesejada de alguma praga (maioritariamente insetos) às suas ervas aromáticas, pode combater usando por exemplo uma calda de fumo.

Quanto às lagartas que atacam as plantas aromáticas, pode retirá-las à mão ou atraí-las espalhando cascas de abóbora por perto dos canteiros (durante a noite).

canteira de aromáticas

Para combate a doenças nas aromáticas (essencialmente fúngicas), a calda bordalesa e ou enxofre é uma boa opção de as prevenir.

Uma dica preventiva para este tipo de problemas é também fazer a manutenção das plantas infestantes, removendo-as sempre que possível assim como folhas e galhos secos.

Gostou das dicas? Agora que já conhece alguns truques para ter o seu próprio canteiro de aromáticas, não existe motivo para continuar a comprar em supermercados este tipo de produtos já secos. Como leu, é fácil cultivar e usar as suas próprias aromáticas e tornar os seus cozinhados bem mais saborosos. Boas sementeiras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :