Quinta-feira, Maio 23, 2024

Empowering Women in Agrifood procura mulheres empreendedoras. Candidaturas até 24 de Maio

Fonte: Agricultura e Mar

A organização europeia EIT Food acaba de anunciar o lançamento do seu programa de mentoria, Empowering Women in Agrifood (EWA), projectado para capacitar empreendedoras portuguesas na indústria agroalimentar. Serão distribuídos prémios entre os 5 e os 10 mil euros aos projectos mais inovadores. As portuguesas juntar-se-ão a empreendedoras de mais 10 nacionalidades, em torno da sustentabilidade alimentar. As candidaturas estão abertas até dia 24 de Maio.

O objectivo da quinta edição deste programa passa, não só por continuar a oferecer às empreendedoras financiamento aos seus projectos e mentoria personalizada com especialistas da indústria agroalimentar, mas também promover a maior presença de mulheres em cargo de liderança neste sector.

As empresárias representam apenas um terço dos trabalhadores independentes na União Europeia (UE). Devido a diversos factores, o empreendedorismo é actualmente uma opção menos atraente para as mulheres do que para os homens. Esta situação agrava-se quando se trata de zonas rurais e de empresas agroalimentares, como comprovam os números.

De acordo com as últimas estatísticas publicadas pelo Serviço Europeu de Estatística, em 2016, as mulheres representavam 28% dos cargos de topo nas explorações agrícolas e pecuárias da UE, avança uma nota de imprensa da EIT Food.

“A criatividade e o potencial empresarial das mulheres são uma fonte de crescimento económico sub-explorada. O EWA não é apenas um programa de financiamento, é um programa de mudança. Queremos inverter a representação das mulheres no tecido empresarial agroalimentar”, afirma Catarina Miguel Martins, directora da Drive Impact, parceiro do programa.

“Acreditamos que, ao investir no potencial destas empreendedoras, podemos desbloquear soluções criativas e sustentáveis ​​para os desafios enfrentados pela nossa cadeia alimentar “, acrescenta.

O EWA abrange uma ampla gama de tópicos essenciais para o sucesso empresarial na indústria agroalimentar, incluindo o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis, estratégias de comercialização e branding, acesso a financiamento e captação de recursos para impulsionar o crescimento, entrada no mercado e expansão internacional. Tudo isto será conduzido por uma rede diversificada de mentores experientes e parceiros estratégicos, durante seis meses intensivos. As beneficiárias terão ainda a oportunidade de ganhar prémios que variam entre os 5.000 e os 10.000 euros.

Após o êxito das edições anteriores, o EIT Food lançou este programa simultaneamente em 11 países: Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Itália, Espanha, Portugal e Turquia. O programa decorrerá de Junho a Novembro e é gratuito.

Saiba tudo sobre o programa de mentoria, Empowering Women in Agrifood aqui. Pode inscrever-se aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos