Estamos em Março e esta pode ser a melhor altura para cultivar batatas. Cultivar batatas cedo contribui de forma muito eficaz para a diminuição da necessidade de rega, dado que há um aproveitamento das águas das chuvas. Por outro lado, cultivar batatas precocemente irá reduzir a exposição das batatas à actividade larvar e ao aparecimento de outras pragas de insectos que são propícias na época mais quente.Ainda, cultivar batatas cedo traz também a vantagem de poder ser armazenada mais cedo. Conheça neste artigo algumas dicas úteis para escolher batata-semente corretamente.

A escolha da batata-semente

Antes de cultivar batatas, deve “perder”algum tempo no processo de escolha e aquisição da semente. Este procedimento inclui o “estudo” das variedades de batata existentes no mercado e quais as suas principais características (ex: se são aptas para cozer, fritar, assar, tempo de armazenamento e tempo de cultivo).

Muitas vezes, só percebemos qual a variedade mais adaptada às nossas necessidades depois de experimentarmos cultivar algumas delas.

De uma forma geral, podemos dividir as variedades de batata em dois grupos: a branca e a vermelha.

A batata branca caracteriza-se ,regra geral, por ser mais precoce, ou seja, necessita de menos tempo para se desenvolver. Fica pronta a ser consumida em cerca de dois meses e meio e é mais suave e de cozedora mais fácil e rápida.

Embora seja bastante saborosa, a batata de pele branca possui a desvantagem de ter um menor tempo de armazenamento devido às suas características.

As batatas de pele vermelha por sua vez, possuirem um tempo de armazenamento superior, tamanho generoso e boa produção. No entanto, existem disponíveis para venda no mercado variedades de pele vermelha de ciclo precoce.

A escolha agora é sua.

Exemplos de variedades de batata de pele branca: Picasso, MonaLisa, Agria,entre outras.

Exemplos de variedades de batata de pele vermelha: Smester, Désirée, Manitou, Laura, Bellarosa, entre outras.

Dentro de todos os exemplos de variedades de batata acima indicadas, a Stemster, a Laura, Agria e Désirée e Picasso são mais duradouras e por isso têm um período de armazenamento superior comparativamente com as restantes. Por serem mais consistentes, são ótimas para fritar ou cozer.

Pode obter a batata-semente através da aquisição de sacos de 5 a 25kgs nas várias superfícies comerciais para o efeito.

Depois disto, deve espalhá-las num local protegido que tenha alguma humidade, de preferência colocadas em cima de um pedaço de papel ou num saco de serapilheira.

Nunca coloque as batatas em contacto direto com o chão.

Caso o nosso objectivo seja semear cedo, devo promover a formação de “grelos” nas batatas.

Como “grelar” as batatas?

Borrife as batatas com água e cubra-as com um pedaço de serapilheira ou plástico preto também previamente molhados e escorridos, repetindo este processo algumas vezes de forma a manter a humidade necessária.

Caso cumpra este procedimento tal como indiquei, provavelmente após duas ou três semanas observará o aparecimento de “pequenos grelos”. Caso não siga à risca estas dicas, as batatas irão grelar na mesma mas mais tardiamente.

Como cortar as batatas greladas

Agora que já tem as batatas greladas, chegou o momento de aproveitar os “grelos” individualmente. Utilizando uma faca, e cortando uma batata de cada vez, faça tantos cortes como o número de grelos visíveis em cada batata.

Chamo a atenção que muitos dos grelos desenvolvidos não são uniformes e muitas vezes revelam-se quase imperceptíveis.

Estes, correspondem a pequenos “pontinhos brancos” que ainda tem o seu desenvolvimento atrasado, demorando mais tempo a “aparecer”. Estes grelos com desenvolvimento deficitário devem ser semeados de forma separada.

Tenha muita atenção no manuseamento dos pedaços de batata grelados pois dada a fragilidade do mesmo, pode partir-se com facilidade.

Espero que tenham gostado deste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here