Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Agricultura

Fonte: Agricultura e Mar

Os vencedores da 12ª Edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA) foram revelados ontem, 7 de Fevereiro, numa cerimónia que se realizou em Lisboa. A iniciativa distinguiu os casos de sucesso nacionais da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária e contou com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, que encerrou o evento.

A iniciativa organizada em parceria pelo BPI, Correio da Manhã e Jornal de Negócios, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação e o apoio da PwC, recebeu 1.309 candidaturas.

categoria especial “Personalidade” distinguiu Arlindo Marques da Cunha, ex-ministro da Agricultura (1990-94) e actual presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, pelo seu percurso e contributo para o sector.

O projecto BIPP Semear – Terra de Oportunidades foi o vencedor da categoria especial “Institucional”. Criada em 2005 por um grupo de pais de crianças com necessidades especiais, a associação BIPP desenvolveu o projecto SEMEAR – Terra de Oportunidades, um programa de formação certificada. Desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Agronomia, o BIPP Semear promove a empregabilidade e a integração socioprofissional no sector agroalimentar de jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento.

No evento foram ainda divulgados os vencedores das quatro categorias a concurso – Sustentabilidade, Inovação de Processo, Inovação de Produto e Inovação de Novos Projectos tendo sido reconhecidos pelo júri as seguintes empresas:

Categoria Sustentabilidade

  • Vencedor: Casa Relvas
  • Menção honrosa: Sociedade Agrícola Herdade dos Lagos

Categoria Inovação de Processo

  • Vencedor: Quinta do Crasto
  • Menção honrosa: Frutas Classe, Comércio de Frutas

Categoria Inovação de Produto

  • Vencedor: Asferglobal
  • Menção honrosa: Apeco – Agropecuária Coelheirinhas

Categoria Inovação de Novos Projectos

  • Vencedor: Duck River Agriculture
  • Menção honrosa: WiseShape

Pedro Barreto, administrador do BPI e Ana Dias, administradora da Medialivre, abriram a cerimónia destacando o papel do Prémio Nacional de Agricultura na promoção, divulgação e reconhecimento do que de melhor é feito na agricultura em Portugal, em termos de sustentabilidade e inovação.

“A agricultura é um sector prioritário para o BPI. O dinamismo e a resiliência do agronegócio nacional reflectem a aposta na inovação e competitividade, que permitem que o sector se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro”, refere uma nota de imprensa do banco.

E acrescenta que a instituição “afirma-se como um parceiro para as empresas do sector da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da AgroGlobal e do Colóquio do Milho, reforçando, assim, a proximidade com o sector”.

Por outro lado, acrescenta, “o BPI lidera a colocação das principais linhas de apoio à tesouraria específicas do sector agrícola: Linha IFAP Curto Prazo com uma quota de 72% (1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2023) e adiantamentos de subsídios à exploração IFAP/CAP, com uma quota de 63%. Nos últimos 10 anos, o BPI financiou mais de 500 milhões de euros no total de cerca de 10.500 financiamentos, que beneficiaram perto de 2.000 clientes”.

More like this

como usar o estrume na horta

Como usar estrume na horta: dicas e cuidados

O estrume é um dos fertilizantes orgânicos mais antigos e eficazes na agricultura. No entanto, o seu...
como melhorar a fertilidade do solo

Saiba como melhorar a fertilidade do solo naturalmente

Melhorar a fertilidade do solo é uma das tarefas-chave para qualquer agricultor, seja ele iniciante ou experiente....
ervas aromáticas e medicinais

Dicas para o cultivo de ervas aromáticas e medicinais

O cultivo de ervas aromáticas e medicinais é uma prática antiga e extremamente benéfica, tanto pela sua...