Domingo, Junho 16, 2024

Maior projeto de plantação de árvores nativas da Área Metropolitana do Porto tem novo mecenas

A empresa CASFIL Indústria de Plásticos, S.A é o mais recente mecenas do FUTURO, um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que já plantou mais de 130.000 árvores autóctones na área metropolitana do Porto. A CASFIL junta-se assim a organizações como a Critical TechWorks, a Eurest, a Fundação Ilídio Pinho e a Garcia Garcia.

A adesão da CASFIL a este projeto irá ajudar a financiar durante os próximos quatro anos ações de restauro de ecossistemas que ajudem a transformar áreas de plantação em bosques nativos,” refere Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto. Um trabalho qua envolve tarefas de monitorização e restauro, de plantação e adensamento, de reposição e recuperação, de limpeza e controlo de invasoras. “Com o cumprimento destas ações, o objetivo é garantir que as ações de plantação se transformem em bosque nativo efetivo,” conclui.

Atualmente, estão a ser planeadas ações em parcelas adequadas para os objetivos do Mecenato Hectare em conjunto com municípios da região de inserção da CASFIL. No total este projeto é abrangido por 17 municipios, num total de 2000km2, sendo a Área Metropolitana do Porto a segunda maior região do país em termos de população (16% da população portuguesa), onde mais de 90% do território florestal é ocupado com o cultivo industrial intensivo e apenas 6% do território florestal é coberto com espécies nativas.

A colaboração das empresas como Mecenas Hectare contribui para capacitar o CRE.Porto e os Munícipios da AMPorto de recursos específicos para amplificar as intervenções de Restauro Ecológico. A sua colaboração assegura a disponibilidade de recursos para ações que envolve a contratação bens e de serviços como por exemplo serviços específicos profissionais de limpeza de terrenos, de manipulação de terrenos entre outras. Desta forma, a adesão a este projeto faz com que a CASFIL e as restantes empresas se comprometam com Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de ações concretas nas comunidades onde que se integra o projeto, envolvendo assim os seus colaboradores em atividades com impacto na valorização da floresta nativa, da promoção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas.

O programa de mecenato HECTARE do projeto FUTURO surge da necessidade de continuar a recuperar território para a floresta nativa, assim como acompanhar as mais de 130.000 árvores autóctones plantadas na Área Metropolitana do Porto, de modo a consolidar os esforços realizados e ter jovens bosques estabelecidos em quatro anos,” explica Eduardo Cardoso.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. A CASFIL Indústria de Plásticos, S.A junta-se assim à Critical TechWorks, à Garcia Garcia, à Eurest e à Fundação Ilídio Pinho, também mecenas HECTARE do projeto FUTURO.

Para mais informações, consultar:

http://www.100milarvores.pt/

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos