Fonte: FCUP

O concurso encontra-se aberto de 14/07/2020 a 20/07/2020

15 Bolsas de Investigação para Licenciado (M/F)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 15 bolsas de investigação (BI) para licenciado no âmbito do projeto Hands on Science for Sustainable AgriFood Production: From the Soil to the Fork, financiado pelo programa “Verão com Ciência” promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), nas seguintes condições:

Área Científica: Biologia e áreas afins, Ciências Agrárias e Ciências do Consumo e Nutrição

Requisitos de admissão: os candidatos deverão:

  1. Estar inscritos num Mestrado numa das áreas: Biologia, Ciências Agrárias, Ciências do Consumo e Nutrição, Ciências do Ambiente ou afins ou num curso não conferente grau nestas mesmas áreas (comprovada a inscrição obrigatoriamente nos documentos a apresentar na candidatura);
  2. Ser detentores de Licenciatura numa das áreas: Biologia, Ciências Agrárias, Ciências do Consumo e Nutrição, Ciências do Ambiente ou afins.

Requisitos de contratação: caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.

Plano de trabalhos:

  • Participar nas atividades de investigação laboratoriais e nas reuniões laboratoriais que integram o plano de trabalhos a apresentar na candidatura;
  • Participar nos seminários semanais do Curso Verão com Ciência: Hands on Science for Sustainable Agrifood Production: from the soil to the fork;
  • Participar nas atividades de disseminação previstas no curso acima mencionado.

Legislação e regulamentação aplicável: Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 29 de novembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Departamentos de Biologia e de Geologia, Ambiente e Ordenamento do Território e ainda, nos laboratórios do Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável (GreenUPorto) no Campus do Campo Alegre e no Campus de Vairão, sob a orientação científica dos Professores e Investigadores Ruth Pereira, Susana Carvalho, Fernanda Fidalgo, Luís Cunha, Susana Fonseca, Paula Melo, Ana Pinto Moura e Cláudia Pereira, a designar após atribuição das bolsas.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 3 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal e Seguros:

  1. O montante da bolsa corresponde a €798,00 conforme tabela de valores das bolsas em vigor. (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores)

Os pagamentos serão efetuados por transferência bancária.

  1. Seguro Acidentes Pessoais: Além destes subsídios, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

– Plano de Trabalhos integrado nas áreas nucleares de investigação do GreenUPorto – 80%

– Carta de motivação – 10%

– Curriculum Vitae – 10%

Composição do júri de selecção:

Presidente – Professora Ruth Pereira, Professora Auxiliar com Agregação, FCUP

1º vogal efetivo – Professora Susana Carvalho, Professora Auxiliar, FCUP

2º vogal efetivo – Professora Paula Melo, Professora Auxiliar, FCUP

1º- vogal suplente – Professor Luís Cunha, Professor Associado, FCUP

2º vogal suplente – Cláudia Pereira, Investigadora, FCUP

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 14 a 20 de julho de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

  • Carta de candidatura
  • Curriculum Vitae
  • Plano de trabalhos segundo formulário apresentado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para a candidatura a cursos de Verão com Ciência, disponível em https://www.fct.pt/apoios/veraocomciencia/index.phtml.pt
  • Certificado de habilitações de Licenciado;
  • Prova de inscrição no Mestrado (em qualquer uma das áreas referidas) ou no curso não conferente de grau;
  • E outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência no assunto obrigatoriamente (Bolsa- Veraociencia- GreenUPorto), para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para greenuporto@fc.up.pt

O concurso encontra-se aberto de 14/07/2020 a 20/07/2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here