Hit enter after type your search item

Como plantar maracujá em vaso: tudo o que deve saber

/
/
/
img

Maracujá: um fruto muito popular

Quem não gosta de maracujá? Conheço muito poucas pessoas que não gostem, e eu pessoalmente, confesso que adoro!  Neste novo artigo, venho partilhar consigo alguns conhecimentos básicos para aprender a plantar um maracujazeiro em vaso de forma muito simples.

Pode plantar maracujá em vaso de várias formas:

  • a partir de sementes;
  • a partir de estacas;
  • a partir de transplante de mudas de plantas de maracujá;

como plantar maracujá

Antes de decidir plantar maracujá em vaso, existem alguns fatores que deve ter em conta. Conheça-os abaixo.

Clima

  • Uma vez que o maracujá é uma características de climas tropicais, é fundamental que a coloque exposta frequentemente à radiação solar. 
  • Dado que esta planta gosta de calor, são recomendadas temperaturas acima de 20ºC, sendo acima de 25ºC o ideal. As plantas de maracujá dão fruto quase todo o ano, a não ser que estejam expostas a um Inverno muito rigoroso, e nesse caso, deixam de produzir. É fácil então concluir que as plantas de maracujá não suportam nem temperaturas baixas, e muito menos neve.  Evite ao máximo colocar o maracujazeiro em locais com sombra.

Solo e rega

O maracujazeiro requer um solo bem adubado, drenado e leve.

Garanta que o solo desta planta não tenha excesso de humidade pois pode ser prejudicional para o seu crescimento e desenvolvimento.  Quanto à rega, regue apenas quando o solo tiver seco e não exagere na quantidade.

como plantar maracujá

Fertilização

Deve fertilizar o solo ao redor da planta, podendo até cobrir  folhas e material orgânico.  Um bom fertilizante orgânico que pode aplicar ao seu maracujazeiro é o  esterco de galinha ou qualquer adubo de libertação lenta ao redor da base da planta. Para controlar as plantas infestantes em redor do maracujazeiro,  pode também  aplicar palha ou lascas de madeira( uma espécie de mulching).

Poda

Pode o seu maracujazeiro sempre que seja necessário de forma a sua planta sob controlo, permitindo  que as partes mais baixas recebam a exposição solar necessária.

O momento certo para podar a planta é antes do momento da floração, e nunca depois. Caso não respeite esta regra, pode levar ao  enfraquecimento  da planta e a uma diminuição da sua produtividade.

Conselhos importantes na altura da poda: 

corte os  galhos que estejam abaixo de 60 cm (prevenindo o  desenvolvimento mais fraco destas plantas e contribuindo dessa forma para a circulação de ar a redor da sua parte inferior).

Siga  o caule principal  do seu maracujazeiro  para evitar removê-lo por descuido;

Deixe de 3 a 4 “nós” em cada ramo do seu maracujazeiro.

Deixe de três a quatro nodos perto da base do galho quando cortá-lo.

como plantar maracujá

Polinização

Normalmente, as abelhas costumam a fazer o seu trabalho enquanto polinizadoras sem qualquer dificuldade. No entanto, caso não existam abelhas perto do seu maracujazeiro, pode ter que intervir.

Dica: use um pequeno pincel pequeno e limpe e recolhe o pólen das flores masculinas. Depois, “esfregue” o mesmo com bastante cuidado nas folhas femininas usando o mesmo utensílio.

Pragas e doenças no maracujazeiro

Um dos principais problemas na planta de maracujá são os pulgões. 

Evite ao máximo o uso de insecticidas químicas e experimente as minhas receitas que partilhei aqui no blog anteriormente.

como plantar maracujá

Como plantar maracujá em vaso: conheça 3 formas distintas

O vaso

Escolha um vaso com uma capacidade de 50L, preenchendo-o com substrato, composto orgânico, terra e areia. Fala pequenos “sulcos” no vaso que vão servir como  “drenos”  para ajudar a evitar que a humidade afete as sementes.

1 . Através das sementes de um maracujá

Se desejar ter uma maracujazeiro desta forma, recolha as sementes “frescas” desse fruto, uma vez que a probabilidade de germinarem rapidamente é maior.

Para esta operação, escolha um maracujá maduro, retire as suas sementes, lave-as e deixe-as secar por uns dias.

Para um vaso com capacidade de 50 L, 6/7 sementes serão suficientes.

Espalhe as sementes dentro de cada sulco anteriormente elaborado, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato. Seguidamente, borrife a terra do vaso com água, de forma ligeira, voltando a repetir o processo apenas quando a terra secar.

De realçar que caso proceda à sua sementeira imediatamente, estas poderão germinar num intervalo de tempo entre 15 a 20 dias.

Nota: Quando as plântulas estiverem com  20 a 25 cm de comprimento, e caso tenha bastantes no seu vaso, pode optar por  transplantá-las para um outro local na sua horta ou jardim de forma definitiva.

como plantar maracujá

2 . Obtenha uma maracujazeiro a partir de uma estaca

Escolha uma planta madura e saudável de maracujá e procure por um pequeno excerto desta que contenha três gomos, ou mais, cortando imediatamente abaixo do gomo mais baixo. Recomendo que escolha  uma parte mais jovem da planta, dado que o seu desenvolvimento é mais ativo.

Plante a estaca no vaso, colocando um tutor para auxiliar o seu crescimento. Assim que as suas estacas ganhem raízes, sensivelmente uma a duas semanas depois, podem ser transplantadas para um local definitivo no seu jardim, ou continuar a crescer em vaso.

como plantar maracujá

3. Transplante de mudas para local definitivo

Caso não queira que o seu maracujazeiro cresça em vaso, escolha um  local  receba boa exposição solar e onde não existam raízes que concorram por espaço, como raízes de outras árvores, por exemplo. Transplante cada muda, para um grande buraco no solo ( idealmente com a mesma largura da planta e com a  mesma profundidade do vaso onde a planta está).

Retire a sua muda do vaso, com cuidado, especialmente com o seu sistema radicular. Coloque-a dentro do buraco e preencha-o com terra até que o seu maracujazeiro  esteja “seguro” suficientemente.

Muito cuidado com o manuseamento das raízes uma vez que estas são muito sensíveis e podem ser danificadas durante este processo.

Gostou das dicas? Já plantou algum maracujazeiro em vaso? Se sim, conte-me nos comentários 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :