Quarta-feira, Maio 22, 2024

Tertúlias na Biotecnologia regressam à Católica para debater Ciência e Saúde

As alterações climáticas, as cirurgias em ambiente covid, o papel alargado dos nutricionistas e o voluntariado humanitário são os temas que vão estar em debate na 11ª edição das Tertúlias na Biotecnologia. Esta é uma iniciativa gratuita organizada anualmente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, em colaboração com a Associação de Antigos Alunos da Faculdade. À semelhança da edição anterior, este ano o ciclo será em formato online.  

Num mundo que evolui a uma velocidade nunca vista, em que a sobrevivência da sociedade depende da sabedoria com que descobrimos ciência e usamos tecnologia, a realização das Tertúlias na Biotecnologia assume um papel muito relevante junto da comunidade porque proporciona momentos de debate e de reflexão sobre temas atuais e, por vezes, controversos da nossa sociedade,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. 

A primeira Tertúlia na Biotecnologia realiza-se já a 29 de março. Sofia Guedes Vaz, presidente da Sociedade de Ética Ambiental, estará à conversa com Andreia Pinheiro Torres, antiga aluna da Escola Superior de Biotecnologia, em torno do tema “A emergência climática: uma perspetiva holística”. A 5 de abril realiza-se a segunda Tertúlia onde o médico Francisco Serdoura, assistente hospitalar graduado de ortopedia e traumatologia do Centro Hospitalar Universitário de S. João, irá falar sobre a sua invenção: “Um novo capacete médico com ventilação para a época pós-COVID”.Filomena Gomes, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa e colaboradora da Academia das Ciências de Nova Iorque, é a convidada da terceira Tertúlia que se realiza a 27 de abril e é subordinada ao tema “Uma nutricionista pelo mundo”. O ciclo de Tertúlias na Biotecnologia encerra a 18 de maio, com a presença de Gustavo Carona, escritor e médico anestesista intensivista, do Hospital Pedro Hispano, que partilhará “A minha experiência humanitária na área da saúde em África, Ásia e no mundo árabe.” 

As Tertúlias na Biotecnologia são uma iniciativa anual da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, que estão abertas a toda a comunidade, decorrem online, e têm inscrição obrigatória.  

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos