Domingo, Março 3, 2024

UE autoriza utilização de milho geneticamente modificado para consumo humano e animal

Fonte: Agricultura e Mar

A Comissão Europeia autorizou hoje, 26 de Janeiro, a utilização de milho geneticamente modificado e renovou a autorização de duas colzas geneticamente modificadas, como alimento para consumo humano e animal.

“Estas autorizações seguem os procedimentos abrangentes e rigorosos de segurança alimentar da UE, que garantem um elevado nível de protecção da saúde humana, animal e ambiental. Baseiam-se numa avaliação científica favorável da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que concluiu que estas culturas são tão seguras como as suas contrapartes convencionais”, refere uma nota de imprensa da Comissão Europeia.

E adianta a mesma nota que “a Comissão tinha a obrigação legal de tomar uma decisão sobre estas culturas, uma vez que os Estados-membros não alcançaram uma maioria qualificada (a favor ou contra a autorização) no Comité Permanente e no subsequente Comité de Recurso”.

As decisões da Comissão não permitem o cultivo destas culturas na UE, mas apenas as suas importações para a UE provenientes de países terceiros, apenas para utilização como alimentos para consumo humano e animal.

As autorizações são válidas por 10 anos e qualquer produto produzido com base nestas culturas estará sujeito às rigorosas regras de rotulagem e rastreabilidade da UE .

Mais informações sobre OGM na UE podem ser encontradas aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos