img

Adubação foliar: conheça as noções básicas para se tornar um expert no assunto!

/
/
/

Lei do mínimo: já conhece?

Antes de falar propriamente sobre a adubação foliar é importante que tenha em consideração uma das leis da fertilização mais importantes: a lei do mínimo. Tal deve acontecer uma vez que  existem nutrientes que são necessários apenas em quantidades mínimas e cujo a aplicação se faz preferencialmente via foliar para evitar aplicações excessivas via solo.

A Lei do Mínimo (ou do nutriente limitante) deve-se a Liebig e diz que “o crescimento dos vegetais é limitado pelo elemento cuja concentração é inferior ao valor mínimo, abaixo do qual as sínteses não podem realizar-se”.

Esta lei permite-nos concluir que não devemos, por exemplo, aplicar apenas muita quantida de um nutriente quando outros elementos se encontram em deficiência. Por essa razão, uma planta só consegue crescer tanto quanto lhe for permitido, pelo nível do nutriente que estiver em menor quantidade.

fertilização adubação foliar

 

O que é a adubação foliar?

Adubação foliar é uma técnica agrícola/prática cultura usada tanto de uma forma “mais amadora”, por não-técnicos, como por profissionais do setor agrícola. Esta técnica baseia-se na pulverização direta dos nutrientes nas folhas para que estes sejam absorvidos e possam posteriormente ser transportados para outras partes da planta.

Desde que aplicada de maneira correta, a adubação foliar é uma forma de aplicação de nutrientes nas plantas mais rápida e eficiente do que a fertilização convencional através do solo.

Atualmente, existem fertilizantes solúveis em água que podem ser aplicados diretamente na parte aérea das plantas.

fertilização adubação foliar

Mas porque é que a fertilização foliar é tão importante?

 A aplicação de nutrientes via foliar permite suplementar a adubação de fundo e cobertura assim como a limitante disponibilidade de nutrientes no solo que são transportados para as plantas. Portanto, a fertilização foliar atua na correção de sintomas de deficiência nutricional, essencialmente, de nutrientes com baixa mobilidade no floema das plantas tais como: cálcio (Ca), boro (B), zinco (Zn), ferro (Fe) e manganês (Mn).

Esta estratégia de adubação, auxilia no processo de fertilização do solo, de fundo e de cobertura, e permite fornecer à planta nutrientes que se encontram em baixa disponibilidade no solo e que são por essa razão essenciais.

adubação foliar
Tabela periódica

Conheça as principais vantagens da adubação foliar

Enumero abaixo algumas das principais vantagens da adubação foliar:

  1. Os adubos foliares são assimilados mais rapidamente e conforme os estudos, as plantas absorvem mais facilmente os nutrientes.
  2. Excelente disponibilidade dos nutrientes para as suas plantas

É muito frequente que os nutrientes aplicados via fertilização do solo convencional sejam total ou parcialmente perdidos devido a fatores como a lixiviação, entre outros.

A aplicação foliar dos nutrientes é mais eficiente uma vez que os elementos nutritivos, frequentemente associados a quelatos ou a complexos, estão completamente disponíveis para a planta.

3. Resistência a baixas temperaturas

Nos períodos com temperaturas mais baixas, em que o solo não “aquece”,  as aplicações no solo são menos eficazes uma vez que as raízes das plantas não estão ativas.

Caso verifique carências nutricionais nas suas culturas, pode estimular o crescimento das suas plantas via foliar, promovendo o crescimento das suas plantas mesmo em condições meteorológicas adversas.

      4. Prática agrícola ecológica

A legislação no que diz respeito a questões de cariz ambiental e poluição aquática tem sido cada vez mais incisiva uma vez que a problemática da lixiviação de nutrientes é cada vez mais evidente. Por essa razão, a fertilização foliar oferece-lhe a solução mais ecológica no que diz respeito a essa temática.

Caso opte por aplicar os nutrientes via foliar, diminuirá fortemente este problema (lixiviação de nitratos e outros problemas), tornando o seu sistema de produção mais sustentável.

   5. Necessita de aplicar os nutrientes em menor quantidade

A adubação foliar permite utilizar uma quantidade de fertilizantes inferior uma vez que a sua aplicação é mais eficiente quando comparada com a fertilização via solo.

fertilização adubação foliar

 

Adubação foliar: como e quando aplicar

A época de aplicação via fertilização foliar varia consoante as necessidades nutricionais da cultura por determinado nutriente e, consoante o seu estádio de desenvolvimento.

Por esse motivo, é necessário entender a nutrição de plantas e realizar e adotar as ferramentas de avaliação da fertilidade do solo.

É importante salientar que a eficiência da aplicação dos adubos foliares no campo depende de vários fatores como: qualidade da água, quantidade e características dos bicos do pulverizador, condições ambientais, características dos adubos foliares, etc.

Este tipo de características dos adubos foliares são normalmente incluídas nas fichas fornecidos pelo fabricantes dos adubos foliares e por essa razão, o agricultor/técnico agrícola pode adotar a melhor forma de aplicação depois de consultar este tipo de informações.

fertilização adubação foliar

Fonte da imagem: lifestyle.sapo.pt

Adubos foliares no mercado: conheça algumas opções

 A ADP Fertilizantes possui uma gama de adubos foliares diversificada que pode facilmente atender às necessidades da sua cultura: a TECNIFOL e a PROFERTIL ( utilizável em Agricultura Biológica).

Linha PROFERTIL

fertilização adubação foliar

fertilização adubação foliarÉ uma solução de alto rendimento formulada com 20% (matéria seca) de algas do género Ascophyllum nodosum.

 Estas algas são constituídas por mais de 60 compostos orgânicos naturais, que ao atuarem sinergeticamente entre si conferem ao PROFERTIL efeitos bioestimulantes na nutrição vegetal.

A Linha PROFERTIL permite um maior vigor no desenvolvimento radicular e vegetativo; melhor floração, fecundação e vingamento dos frutos.

 Os efeitos agronómicos do PROFERTIL incluem também um aumento da tolerância das culturas a diversas condições ambientais adversas, nomeadamente secas, golpes de calor, vento, geadas e salinidade. Por outro lado, o PROFERTIL origina aumentos de produção em quantidade e qualidade (calibre, sabor, cor e poder de conservação), em diversas culturas anuais, arbustivas e arbóreas.

A linha PROFERTIL pode ser utilizável em agricultura Biológica.

 

Saiba mais sobre esta linha aqui:

 

Monofolha PROFERTIL

Díptico Profertil

Ficha de Segurança

Ficha de Especificações

Linha TECNIFOL

fertilização adubação foliarfertilização adubação foliarA linha TECNIFOL é constituída por fertilizantes líquidos que se destinam à adubação foliar e são formulados com a tecnologia EF.

A Tecnologia EF, exclusiva da ADP Fertilizantes, baseia-se na pesquisa contínua e análise das melhores matérias-primas, nutrientes e agentes complexantes, para otimizar a capacidade de absorção foliar das plantas.

Os ensaios laboratoriais e agronómicos assentes num rigoroso controlo de produção e qualidade que a ADP Fertilizantes realiza para elaborar estes produtos, assenta numa intensa atividade de investigação realizada.

A tecnologia EF, sempre em evolução, confere aos adubos foliares TECNIFOL uma alta eficácia garantida.

A linha de adubos foliares TECNIFOL pode ser aplicado juntamente com produtos fitossanitários, desde que essa mistura tenha sido previamente testada ou pela ADP Fertilizantes (consultar tabela de compatibilidades entre produtos) ou pelo agricultor.

Saiba mais sobre a linha TECNIFOL aqui:

Monofolha TECNIFOL

Díptico Tecnifol

Já conhece estes adubos foliares de ADP Fertilizantes? Digam-me nos comentários se já utilizam adubos foliares nas vossas culturas e na vossa opinião, quais são as maiores vantagens deste tipo de fertilização.

Subscreve o meu Canal de Youtube

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar