Hit enter after type your search item

Aprenda a secar ervas aromáticas: conheça as dicas!

/
/
/
img

As ervas aromáticas  constituem hoje, um dos principais ingredientes de uma cozinha e imprescindíveis em qualquer cozinha  pois ajudam a temperar os seus pratos de uma forma mais saudável e natural.

Dicas sobre agricultura: Quando devo colher as minhas ervas aromáticas?

Quando colher as suas ervas aromáticas?

O momento em que deve efectuar a colheita das suas ervas aromáticas  gera muitas vezes dúvidas ao seu produtor. Colher estas ervas(entre a Primavera e o Outono) quando estas estão ainda frescas e com bom odor é assim uma prioridade para quem as produz.

Todas as plantas medicinais e aromáticas atingem o grau máximo de maturação num ponto específico durante o ano.

Neste momento anteriormente referido, o seu aroma é particularmente forte. Um sabor apimentado significa que estas ervas reuniram grandes quantidades de conteúdos valiosos nas suas folhas,raízes, ou grãos de sementes, sendo o seu aroma particularmente forte. Se for seu objectivo aproveitar estas substâncias medicinais e aromáticas para a sua cozinha e/ou para a sua farmácia caseira então deve intervir atempadamente para que não se percam propriedades fundamentais destas ervas. Em muitos dos casos o momento ideal da colheita dá-se pouco tempo antes ou durante a fase de floração.

Algumas dicas importantes a ter em consideração na colheita

  1. A melhor hora do dia  em que deve  colher as suas ervas é em  dias de sol após o orvalho da manhã ter secado totalmente ( sempre antecedente a altura em que o solo vai incidir diretamente nas suas plantas e evaporar os seus óleos e propriedades).
  2. O fim do período da manhã pode ser um bom momento para efectuar a sua colheita, uma vez que vão conseguir manter  o sabor  e propriedades por mais tempo.
  3. Colha as suas aromáticas antes de ocorrer a floração ( se assim o fizer, garantirá  melhor sabor uma vez que tem uma maior concentração de óleos e propriedades neste momento).
  4. Caso queira fazer mais do que 1 colheita, opte por colher em pouca quantidade na primeira colheita. Tal facto vai garantir que as plantas aromáticas criem desenvolvam mais folhas, sendo por isso mais produtiva a sua colheita.
  5. Caso pretenda também aproveitar as sementes das ervas aromáticas para plantar ou cozinhar novamente, espere até que as flores tenham morrido. Deve estar atento aos procedimentos que são necessário na colheita das sementes, antes que o vento faça o trabalho por si.

Como fazer um canteiro de aromáticas: principais dicas

Como secar ervas aromáticas: conselhos úteis

  • Divisões da sua casa onde pode fazer a secagem: caves, dispensas ou o sotão.
  • As ervas aromáticas secas são mais concentradas e de sabor mais intenso,pelo que ao utilizá-las use-as em menor quantidade do que quando comparadas com as ervas aromáticas frescas.
  • Electrodomésticos que podem usar para a secagem:  forno,  microondas ou desidratador.

(este método de secagem usando os electrodomésticos acima indicados afeta os óleos essenciais, resultando num produto de qualidade inferior. No entanto,e visto que secar ao natural é um processo muito mais complicado devido aos condicionantes climáticas,esta pode ser a melhor opção).

  • Embrulhe as ervas aromáticas em papel manteiga para as proteger, devendo regular a temperatura até a um máximo de 100º C. Vá vigiando o estado das ervas aromáticas e quando lhe parecer que estas estão  quebradiças, deve retirá-las da fonte de calor que escolheu.

Nota: Caso opte pelo microondas para secar as suas ervas aromáticas, deve enrolá-las em toalhas de papel e colocar junto a um copo de água para proteger o forno. Observe a consistência destas plantas frequentemente para garantir que não “passam do ponto”.

O processo de secagem: saiba como fazer

No momento de colheita das suas ervas aromáticas para secagem, escolha um dia seco e as plantas em que ainda não ocorreu floração.

Para secar as suas ervas aromáticas, deve fazer o seguinte:

  1. Proceda à colheita e corte as ervas aromáticas em pedaços;
  2. Transfira-as para um  tabuleiro (forre-as com papel manteiga caso sequem no forno e com papel de cozinha caso seja ao “ar livre”), tendo em atenção que  não as deve colocar amontoadas para garantir que estas sequem da melhor forma;
  3. Caso opte por secá-las sem recorrer a fontes de calor artificiais, coloque-as num local seco e sem luz, por exemplo na sua despensa.
  4. Aproximadamente após 1 semana, as ervas aromáticas estão secas e pode assim guardá-las em embrulhos de papel indicando o nome da aromática e a data em que foi feito o processo.

 

Subscreve o meu canal de Youtube aqui:

Subscreve o meu Canal de Youtube

 

1 Comments

  1. Olá Rosa, boa tarde!

    Tudo bem?

    Sou Ana Paula, e como você desde cedo sou apaixonada por plantas, adorei suas dicas e gostaria de saber se você poderia me indicar aluns livros e artigos sobre plantas medicinais? Estou começando na área agora e gostaria de aprofundar mais nesse tema.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :