Quarta-feira, Junho 12, 2024

Gripe aviária chega a Alpiarça. Confirmado quinto foco de infecção em ganso selvagem

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que  no dia 4 de Janeiro, foi confirmado um quinto foco de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) num ganso selvagem (Anser sp.), encontrado morto na Barragem dos Patudos, concelho de Alpiarça.

“Este foco não implicou a determinação de zonas de restrição, mas o reforço das medidas de vigilância e biossegurança ao redor desta ocorrência sanitária”, refere a DGAV em comunicado de imprensa.

Este foco segue-se aos confirmados nos concelhos de Palmela, Óbidos, Vila Nova da Barquinha e Santiago do Cacém.

No mesmo comunicado de imprensa, a DGAV salienta a importância do “cumprimento estrito das regras de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, especialmente aquelas destinadas a evitar contactos directos ou indirectos entre as aves domésticas e as aves selvagens, os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves”.

“É ainda de extrema importância a notificação imediata de qualquer suspeita, de forma a permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença, pelo que se apela à notificação de mortalidade de aves selvagens através da aplicação ANIMAS (aqui).

Relembre-se que a DGAV determinou que as aves de capoeira e aves em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, localizadas no território de Portugal continental, deverão permanecer confinadas aos respectivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos