CuriosidadesJardimPrincipais cuidados

7 plantas que quase não precisam de água

A água é um bem escasso todos sabemos mas será que apenas precisamos de plantar plantas que gostem de água? A resposta é não 🙂 Neste artigo partilho consigo 7 exemplos de plantas que não precisam de água ( ou quase). Curioso(a)? Então continue a ler o artigo.

1-Alfazema

Gosto muito de alfazemas e aposto que você também 🙂 Além de serem aromáticas não necessitam de grandes cuidados, o que é uma mais valia 🙂

No que diz respeito às condições que mais gostam, estas plantas apreciam gostam de uma boa exposição solar e temperaturas quentes. São resistentes e necessitam de pouca água para se manterem plenas. Podem ser utilizadas em floreiras ou jardins por exemplo embora precisem de espaço para crescerem (o ideal é uma planta por vaso). Existem muitas cultivares de alfazema no entanto pertencem todas ao género Lavandula. O rosmaninho que secalhar já conhece é uma alfazema espontânea que costuma aparecer muito no nosso país. Como gosta de estar em zonas secas, rochosas, pobres e onde não é necessário regar quase nada é uma boa planta para quem não quer ter muito trabalho 🙂 As alfazemas entram em floração de maio a novembro e podem ser plantadas nas estações da primavera e do outono.

2-Cactos e suculentas

Estas aqui já suspeitavam, certo? Para garantir o bom desenvolvimento dos cactos e suculentas é importante que garanta boa exposição solar e pouca água. Garanta que coloca estas plantas em locais onde ocorra uma boa ventilação e bem expostas à exposição solar para que estas meninas fiquem contentes 🙂 Se morar num apartamento e quiser ter alguns exemplares no seu lar escolha um local perto de uma janela pois certamente elas ficarão agradecidas.

A rega dos cactos e suculentas é um fator muito importante e que vai definir a beleza e desenvolvimento das suas suculentas. Essas plantas precisam de pouca água para viver e por essa razão muitas pessoas acabam por matá-las devido ao excesso de água.
As folhas das suculentas por exemplo, caracterizam-se por serem carnudas por um simples motivo: elas necessitam de armazenar água no seu interior o que as tornam mais resistente à seca.
Não há uma regra específica para as regas. No entanto, aconselho a regar uma vez por semana no Verão e duas a três vezes por mês no Inverno. Em caso de dúvida se deve ou não regar, faça o teste do dedo.

Saiba mais sobre as suculentas aqui.

3-Verbena

As verbenas podem apresentar flores com colorações distintas durante quase todo o ano. Possuem a vantagem de precisarem de pouca manutenção e são muitas vezes combinadas como outras plantas com flor como as sardinheiras.

Podem ser plantadas em qualquer época do ano desde que escolha locais com uma boa exposição solar. Estas plantas toleram bem o calor razão pela qual podem ser plantadas em varandas e terraços com muito sol. São plantas moderadamente resistentes, pelo que não é necessário regar frequentemente. Garanta apenas que o solo não fica seco durante muito tempo, regando quando se justificar. No momento da plantação, escolha um substrato adequado para plantas com flor. Se plantar em vasos ou floreiras, escolha um recipiente com pelo menos 20 cm de largura e profundidade. As verbenas podem ser colocadas em cestos suspensos que certamente darão um toque bonito e sofisticado ao seu jardim 🙂

4-Portulacas

Também conhecidas como beldroegas. Algumas espécies de portulacas são classificadas como plantas infestantes e aparecem frequentemente em culturas como o milho. Sabia por exemplo que existem várias variedades naturais e cultivadas de beldroega, incluindo cultivares que são utilizados como plantas ornamentais? Quanto à rega, as portulacas são pouco exigentes e por isso regue apenas se necessário. Estas plantas quando estão bem desenvolvidas acabam por suportar longos períodos de seca pelo que são plantas bastante económicas. No entanto, se pretende consumi-las em sopas ou saladas por exemplo, saiba que os ramos e as folhas terão melhor qualidade caso não tenham falta de água.

5-Oleandros

O oleandro é também conhecido como aloendro e é muito comum em muitos jardins( especialmente do sul do país). Pode apresentar flores com coloração s rosa, vermelha ou branca e as suas folhas apresentam-se em forma de lança. É uma planta bastante resistente e por isso aguenta condições climatéricas mais extremas como muito calor e exposições solares intensas. Pode resistir igualmente bem a temperaturas mais baixas o que é uma vantagem 🙂 Por ser resistente precisa de muito pouca água para sobreviver e requer cuidados muito limitados.

Tenha porém em atenção que é uma planta venenosa e quando dedicar tempo para cuidar dela, faça-o com todos os cuidados necessários.

6-Cica

Há quem as confunda com palmeiras mas as cicas diferem destas últimas em alguns aspectos.

As cicas são originárias do continente asiático e podem ser tanto utilizadas em vasos como transplantadas para local definitivo. São extremamente resistente, adoram sol direto e necessitam de pouquíssima água para sobreviver . Se é uma pessoa impaciente então esta planta não é para si uma vez que o seu crescimento é muito lento. Se ainda não tem espaço para transplantar a sua cica para o solo, saiba que por ter esta característica as mudas jovens acabam por durar muito tempo em vaso.

7-Agave

O agave marca presença em muitos dos nossos jardins especialmente nos que estão localizados no sul do país. Existem várias variedades desta planta que diferem entre si devido a algumas particularidades. No entanto todas as variedades desta planta gostam de boas exposições solares e temperaturas, sendo mais adequadas para jardins de exterior onde o sol “bata” frequentemente. Não necessita de regar o agave com regularidade no entanto, uma rega de vez em quando só lhe fará bem.

É fácil reproduzir estas plantas pelo que pode propagá-las se assim o entender. Tenha em atenção que estas plantas podem atingir vários metros de diâmetro e por isso, escolha um local com alguma dimensão para plantar estes exemplares.

Quais destas plantas já tem no vosso jardim? Contem-me tudo!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo