Agricultura sustentávelHortaSemear e plantar

Tagetes: saiba mais sobre esta planta e quais os seus benefícios na horta

As tagetes também conhecidas como cravos-túnicos marcam presença em muitas hortas e jardins portugueses. As suas pétalas apresentam tonalidades inconfundíveis razão pela qual são muitas vezes utilizadas como tingimento natural para colorir tecidos. Neste artigo, saiba mais sobre as tagetes na horta e a sua importância.

O que deve saber sobre as tagetes

As tagetes apresentam um série de benefícios para as suas culturas da horta, sendo que a maioria deles será descrito neste artigo. No que diz respeito à sua caracterização botânica, as tagetes caracterizam-se por serem plantas herbáceas de ciclo anual que podem crescer até cerca de 25 cm. Apresentam um caule moderadamente espesso, verde, curto e bastante ramificado. As suas folhas estão dispostas de forma oposta, são oblongas e com apresentam um cheiro muito intenso e característico. As suas flores bem marcantes apresentam-se em sob a forma de capítulos com cores que oscilam entre laranja, vermelho e amarelo.

tagetes na horta
Tagetes com tonalidades alaranjadas

Tagetes na horta: saiba como cultivar

Se pretende cultivar tagetes na horta saiba o processo mais comum para o fazer é através da sementeira. Por vezes e dependendo do local, estas plantas podem surgir também de forma espontânea. A sementeira destes cravos é maioritariamente realizada no início da primavera, embora também pode ser realizada com menor taxa de sucesso em outras épocas do ano. Após realizada a sementeira, a germinação pode ocorrer até 14 dias depois.

As tagetes depois de cultivadas não exigem grandes cuidados. Desenvolvem-se de forma rápida e não são muito exigentes em relação às condições edafoclimáticas. Podem ser cultivadas num leque diverso de solos embora que apresentem melhores resultados em solos mais férteis. É importante que garanta que o solo onde vai cultivar seja bem drenado e apresente uma boa exposição solar.

As tagetes na horta entram em floração normalmente cerca de 50 dias após a data de sementeira (dependendo das condições). Tal como referido acima, apresentam um floração bastante intensa e marcante. Há ainda quem retire as flores que se apresentam mais murchas para dar um “boost” à floração.

Conheça alguns dos muitos benefícios de ter tagetes na horta

Propriedades nematocidas

Um das principais finalidades pelas quais se cultiva tagetes na horta é pelo seu aroma intenso e característico. De facto, tal como acontece com outras plantas tais como o alho, cebolinho, cebola, alfazema e hortelã, as tagetes são muito eficazes a afastar pragas de insetos que acabam por prejudicar as culturas. O seu cheiro intenso e a sua composição química são responsáveis por “gerar uma certa confusão” às plantas, contribuindo para afastar certos insetos parasitas que causam prejuízos às culturas agrícolas.

Para além disso, as tagetes apresentam propriedades nematocidas. Este facto é particularmente benéfico em culturas que pertencem à família botânica das curcubitáceas (abóbora, melão, pepino, melancia, etc) No caso particular das tagetes, caracterizam-se por ser plantas muito usadas em agricultura biológica uma vez que são capazes de produzir compostos alelopáticos com propriedades capazes de combater contra nemátodos. Em culturas que pertencem à família botânica das curcubitáceas (abóbora, melão, pepino, etc) e à família das solanáceas (tomate, beringela, pimento, batata, etc) que são mais susceptiveis a este tipo de problemas, os cravos túnicos revelam-se excelentes plantas companheiras . Neste tipo de plantas, as raízes libertam secreções com substâncias nematicidas que são responsáveis por eliminar muitos dos nemátodos do solo que causam a redução na produtividade das culturas e podem mesmo ser fatais para as plantas. (ex: nemátodo da raiz do melão).

Tagetes utilizadas como inseticida natural

Existem muitos horticultores que utilizam insecticidas naturais à base de tagetes, diminuindo drasticamente a utilização de outros produtos mais nocivos para combater pragas e doenças. Para fazer este insecticida/extracto, é necessário:

  • 1kg de folhas e talos de tagetes
  • 10 litros de água

Corta-se a quantidade de tagetes recomendada acima e prepara-se um infusão. Aguarda-se cerca de 2 horas até que esteja pronta. Para otimizar o processo, existem horticultores que deixam ferver este preparado por cerca de 30 minutos e coam de seguida ( eu faço a infusão). Aplica-se posteriormente esta solução com o recurso de um pulverizador nas partes aéreas da planta.

Utilização das tagetes na bordadura das hortas

As tagetes são muito utilizadas na bordadura das hortas e outras plantações  devido à sua densa folhagem e floração abundante, especialmente no verão.

Como é capaz de repelir  pulgões, mosca branca, ácaros e lagartas, as tagetes acabam por ser um excelente exemplo de planta a ser utilizada nestes locais bem como “separadores” de canteiros com culturas diferentes.

Utilização das tagetes em consociações

As tagetes na horta marcam presença em várias consociações. Especialmente a consociação destas plantas com outras culturas como tomateiros, pimenteiros e feijoeiros permitem ajudar a repelir uma série de pragas de insetos. No caso específico das consociações com cravo-túnico, ajudam a repelir nemátodos e a mosca-branca. Consociações que incluam tagetes proporciona bons resultados na cultura do tomateiro, alho, roseiras, etc.

Saiba mais sobre consociações de culturas aqui

Benefício extra: tagetes utilizadas no tingimento natural de tecidos

Aplicação no tingimento natural

Dadas as propriedades desta planta e as magníficas cores das suas flores, é também utilizada para tingir tecidos. Nestes casos, poda-se as flores já desenvolvidas para estimular novos rebentos e prolongar o período da floração. Nesta operação cultural deve-se retirar as pétalas e secá-las para utilizá-las para o tingimento (mais flores, maior a intensidade da coloração do tecido).

E vocês? Também costumam a usar tagetes na vossa horta? Tem bons resultados? Contem-me tudo nos comentários 🙂

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo