Agricultura sustentávelDicas e informações úteis

Como saber se um produto é biológico? Saiba aqui

Como saber se um produto é biológico:dicas

Com o aparecimento dos organismos geneticamente modificados (OGM) e de alguns casos graves de contaminações e doenças nos animais e hortícolas,  existem cada vez mais “adeptos” de alimentos mais saudáveis produzidos de forma sustentável. Por essa razão,  a agricultura biológica  tem ganho cada vez mais seguidores e os produtos dela resultantes cada vez mais relevância no mercado. Mas afinal o que é um alimento biológico?

“Será que é bio?”

A regras estabelecidas para os produtos “Bio” são rigorosas e exigem uma série de informações que devem estar presentes  no rótulo. Uma dos principais é que as  frutas, legumes e cereais devem ser derivados de sementes sem OGM e produzidos sem recorrem ao uso de pesticidas ou fertilizantes químicos.

produto biológico

Os agricultores que produzem em modo de produção biológico utilizam métodos de produção específicos, entre eles:

  • rotação de culturas;
  • -reciclagem de matéria orgânica (estrume por exemplo);
  • – A utilização de hormonas para o crescimento e farinhas vegetais não-orgânicas é proíbida em produtos biológicos de origem animal tais como: carne, peixe, ovos ou leite.
  • – o uso de antibióticos é limitado;
  • – Os animais “vivem” maioritariamente em locais com mais espaço ( regime extensivo).
  • – os  produtos transformados como  por exemplo os iogurtes são produzidos com pelo menos 95% de ingredientes biológicos.
  • -todos os microrganismos utilizados na elaboração de um produto biológico  são  não OGM.
  • – Um produto biológico não deve conter produtos químicos, aditivos alimentares,conservantes e outras susbtâncias proibidas.
  • -outros factores;

Em Portugal, existe uma certificação em Modo de Produção Biológico que é conduzida por  11 organismos de controlo privados e acreditados pelo Instituto Português da Acreditação e da Certificação (IPAC).

produto biológico

Em que consiste a certificação?

Consiste num sistema de controlo, como regras europeias específicas  e uma norma portuguesa, que auxiliam na orientação das práticas intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação de produtos biológicos.

Qual a intervenção dos agricultores biológicos?

Os agricultores têm o controlo de todas as actividades, desde o íncio do ciclo produtivo em cada cultura. Através do registo de todas as práticas culturais num caderno de campo e com visitas de entidades de fiscalização frequentes, garantem que os seus produtos cumprem todas as normas de qualidade e segurança.

Como certificar um ponto de venda de produtos biológicos?

Caso queira abrir um estabelecimento de venda de produtos biológicos  deve notificar a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) da abertura do seu estabelecimento. Para isso, necessita de  um certificado concedido por um organismo de controlo e certificação de forma a obter uma licença para comercializar os seus produtos biológicos.

Se pretende vender produtos biológicos a granel, saiba que necessita de uma  certificação, onde estão presentes todas as informações necessárias entregues  pelo fornecedor  desses produtos ao responsável pelo estabelecimento comercial.

    • Logótipo que identifica os produtos biológicos

    • Os produtos embalados biológicos  possuem um  logótipo que os identifica como um  produto biológico, assim como o código da certificadora  que é responsável por controlar aquele produto.
logótipo produto biológico
Logótipo que está presente nos produtos biológicos embalados e que o identifica como tal.
  •  Por outro lado, a ASAE é a entidade responsável por controlar os pontos de venda  dos produtos biológicos e qualquer pessoa pode denunciar qualquer irregularidade encontrado entrando em contacto com a mesma.

 Sou consumidor(a): o que pode fazer?

  • – Caso queira comprovar que um produto biológico a granel é de facto biológico, como consumidor, pode e DEVE pedir o certificado do estabelecimento comercial que prova este facto.
  • – Esse certificado deve conter  a lista de cada um dos produtos biológicos que o estabelecimento comercial vende e que estão disponíveis para o consumidor.
  • – No caso dos produtos embalados, caso pretenda comprovar que esse produto é de facto biológico deve procurar o o logótipo europeu que representa o modo de produção biológico assim como o código da certificadora;
  • Resultado de imagem para produto biologico logotipo
  • O logótipo é constituído por 2 símbolos conhecidos: a bandeira europeia e a folha utilizada numa variedade de formas para simbolizar a natureza e a sustentabilidade. Fonte da imagem:SIC Notícias

Como consumidor esteja atento ao que consome! Observe rótulos, listas de ingredientes e logótipos. Esta atitude tornará o seu dia-a-dia mais facilitado.

Artigos Relacionados

2 Comentários

  1. multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com email marketing,sms,facebook marketing
    ,sistemas visitas para seu site, promover sites
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: Mktmidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo