Hoje venho falar-vos de variedades de couves que podem ser plantadas por pessoas que tem limitações de espaço na sua casa. Agora que chegou o Outono e em breve chegará o Inverno, é a altura ideal para cultivar couves. Neste artigo, venho partilhar convosco variedades de “couves” que pode plantar em pequenos espaços.

Principais cuidados a garantir com as couves

As couves possuem um ciclo de vida anual e não são muito exigentes em termos de exposição solar preferindo situações de meia sombra. Gostam de solos com tendência a serem argilosos e com uma bom teor de matéria orgânica. Pode começar a semear couves no final do verão e transplantar as couves para local definitivo no Outono.

A densidade de plantação das couves é cerca de 5 plantas por m2, caso as cultive numa horta ou terreno. Se tiver limitações de espaço, pode plantar couves em recipientes como floreiras ou vasos com pelo menos 40 cm de comprimento.

Regra geral, pode começar a colher as suas couves cerca de três a quatro meses após o cultivo, colhendo folha a folha ou cortando através da base caso tenha cultivado couve-repolho.

A generalidade das couves podem ser atacadas por pragas como a lagarta da couve, por exemplo.

Quando às necessidades de água, as couves apreciam regas frequentes e abundantes. Por isso, não as descures. Pode optar por cultivar as couves junto de outras culturas como alface, alecrim, tomilho, etc.

Veja os benefícios da consociação das culturas.

couves para espaços pequenos

Para quem quer cultivar couves, saiba que pode plantar praticamente todas as couves sem qualquer problema. Tal como escrevi acima, pode fazer sementeira direta das suas couves no local definitivo ou transplantá-las quando tiverem uns 10/12cm para o local que escolherem. Na maior parte das couves, existem variedades temporãs e tardias. No entanto, desde que lhes forneça um solo rico em nutrientes (principalmente azoto) e húmus, humidade razoável e adubo orgânico, terá certamente bons resultados.

É importante também que não plante as couves demasiado próximas pois esta cultura necessita de espaço para se desenvolver pois à exceção do repolho, as couves abrem-se para o espaço intermédio entre as plantas. Caso elas sejam plantadas demasiado próximas, aumentará o risco de aparecimento de doenças e o aparecimento de parasitas e pragas.

Conheça variedades de couves para espaços pequenos

Apesar de as couves serem hortícolas excelentes, são culturas que ocupam espaço e que é bastante exigente enquanto cultura. Caso a sua horta não seja muito grande ou se tem uma horta urbana em vasos ou canteiros, aconselho a que escolha apenas uma ou duas variedades de couves no máximo para cultivar em cada ano. As variedades de couves que dou como exemplo abaixo poderão ser excelentes exemplos de couves que pode cultivar caso tenha uma espaço reduzido para o efeito.

1- Couve roxa

As couves-roxa caracterizam-se por possuir folhas lisas e rubras de grandes dimensões que à medida que se vão desenvolvendo vão se fechando formando uma espécie de repolho, no final. Possuem raízes superficiais e podem atingir até 50cm de altura durante a fase vegetativa. Esta couve adapta-se bem a  vários tipos de solos no entanto desenvolve-se melhor em solos de textura média, pouco compactados, com uma boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Esta cultura desenvolve-se num clima mediterrânica e temperada. Gosta de solos com níveis de humidade elevados. Para uma adubação extra, aplique estrume bem decomposto ou adubo verde.

como cultivar couves

2- Brócolos

Deve procurar escolher uma variedade de brócolos que se adapte às características edafoclimáticas da sua região para melhores resultados. Neste aspeto, aconselho sempre a que escolha uma variedade de brócolos local pois as hipóteses de se adaptar perfeitamente às condições que dispõe é maior.

No entanto, é importante que saiba que as variedades de brócolos de “cabeça grande” são as mais procuradas pelos horticultores, conheça algumas: Packman, Belstar, Arcadia, Green MagicSuperdome, Everest, entre outras.

Antes de cultivar brócolos existem alguns aspetos que deve ter em conta nomeadamente o tipo de solo, condições climáticas, rega, cuidados de manutenção, entre outros.

No que diz respeito ao tipo de solos, os brócolos gostam de solos com um boa capacidade de retenção da água e que sejam ricos em matéria orgânica e que não sejam muito ácidos.

Os brócolos são resistentes a baixas temperaturas apresentando uma boa capacidade de suportar a ocorrência de geadas matinais. Algumas variedades não aguentam temperaturas muito altas razão pela qual esta é a melhor altura para cultivar brócolos na sua horta ou em qualquer terreno que possua.

Saiba mais sobre o cultivo de brócolos aqui.

como cultivar couves

3-Couve-de-bruxelas

As couves-de-bruxelas são uma cultivar de couve em que se verifica o desenvolvimento das gemas axilares das folhas, o que visualmente resulta em um caule coberto de vários “repolhinhos”/brotos que são depois consumidos.

Normalmente começa-se a colher os pequenos repolhos 4 meses após o cultivo, podendo estender-se por alguns meses caso a planta não seja cortada pela base na colheita. Se os repolhinhos forem colhidos individualmente deve-se colher da base seguindo o sentido ascendente até ao topo. Os repolhinhos ficam prontos a serem colhidos quando tiverem 2,5 a 5 cm de diâmetro, evitando colher se estes tiverem coloração amarelada ou já meios abertos.

Para colher pode usar uma faca ou por torção das pequenas couves que quer colher.

Deixo também aqui a dica extra que esta cultura necessita de uma adubação extra e por isso use adubos orgânicos, por exemplo. Faça também uma boa preparação do solo antes de instalar a cultura e não se esqueça de ir acompanhando regularmente o seu desenvolvimento. Garanta que o solo tem sempre bons níveis de humidade mas evite ao máximo que fique encharcado pois pode levar a complicações futuras.

como cultivar couves

4- Couve Kale

Atenção…se quiser cultivar couve Kale tenha em atenção o transplante para local definitivo pois, poderá não se adaptar bem. Esta couve é bastante resistente ao frio e tem um sabor e rendimento muito interessantes se garantir as condições ideais para o efeito. Estas couves gostam de solos férteis, com teor em matéria orgânica considerável, e serem plantadas com um espaçamento de pelo menos 40cm. ficará satisfeito com um excelente sabor e rendimento, se o cultivo for para cumprir as condições ideais para isso. Normalmente, após o cultivo pode começar a efetuar a colheita 80 dias depois quando as plantas atingem cerca de 25 cm. Nessa altura, comece por arrancar as folhas mais externas e assim sucessivamente. Pode optar também por colher a couve por inteiro, cortando a 5cm de altura da base. Garanta que não deixa as folhas de couve muito tempo na planta pois dessa forma ficarão duras e com um sabor muito “amargo”.

como cultivar couves

5-Acelga

Adoro acelgas, confesso. Se também gosta de acelgas tal como eu, deve priorizar o solo em que vai instalar esta cultura. Opte por solos profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica e azoto. Evite solos demasiados ácidos pois esta cultura não se adapta bem a estas condições.

Pode cultivar acelgas quer na Primavera quer no Outono. As acelgas gostam de climas amenos e por essa razão devem ser cultivadas nesta altura. No entanto, se o clima for mais “agressivo” a acelga consegue resistir a baixas temperaturas ou geadas ligeiras.

Gostam de boa exposição solar e toleram situações de sombra parcial. Pode semear as acelgas em local definitivo ou em tabuleiros e transplantar posteriormente para local definitivo. Se semear em local definitivo, coloque 2 a 3 sementes por cova, distanciadas cerca de 30 cm. Entre linhas, distancie as plantas na linha pelo menos 40 cm.

Quando as plantas atingirem os 15 cm, faça um desbaste de forma a deixar apenas uma planta por “buraco”. Pode também cultivar acelgas em vasos, mas, dado que gostam de profundidade, compre vasos profundos para garantir este “requisito”. Evite regas excessivas pois as acelgas não se adaptam bem a solos encharcados. No entanto, especialmente num fase inicial, a rega é uma tarefa que não deve descurar.

Tenha em atenção o aparecimento de pulgões, bem como de lesmas e caracóis.

como cultivar couves

Espero que tenham gostado deste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here